3 de março de 2010

Muito, muito cuidado com os...purgantes!


Daidy Peterlevitz


Não, não, amigos, não é o purgante dos políticos. É assunto bem superior à maioria daqueles que aderiram á corrupção e versa sobre os...intestinos! A dificuldade em evacuar.


Um amigo me perguntou se eu sabia que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) havia proibido a propaganda do actívia.Eu não sabia e fui saber.


A ANVISA só tomou essa atitude de proibir a propaganda, depois que circulou pela internet a explicação da nutricionista Marília C. Duarte, de SP, que nem tem registro como tal.


A Danone, ciente dos falsos rumores que circulavam na iternet, reagiu prontamente, veio a publico e está tomando as medidas legais nos fórum apropriados.


Bem, a pretensa nutricionista dá como vilão a prender os intestinos, o pão branco. Lógico que ela quis falar hidrato de carbono. Estranhei, porque assim só posto, me pareceu diminuto e então lembrei-me das noções aprendidas num precioso livro do dr.Osvaldo Coimbra Jr, um médico e escritor holítico. Holístico é aquele olhar no todo, no conjunto e não nas partes. Nós não somos a soma de partes, somos um todo.O título do livro é: Manual Prático de Tratamento Holístico e só posso me reportar , de leve, ao capítulo “Alimentação Natural” (Naturalismo, Vegetarianismo, Macrobiótica, Ayurvédica, baseados em alguns princípios da dieta energética nos ensinamentos de TAO, da filosofia chinesa e no VEDAS, da ayurvédica) e, finalmente, chego ao que me propus: “Os três piores venenos da alimentação, na atual civilização ocidental”:


N.1 – Açúcar branco, com substituições calóricas pelo mascavo, mel, karo e fructose e pelos não calóricos, stévia e aspartame.


N 2 - Farinha de trigo branca, , com substituições pelo glúten e pela farinha de trigo integral, que, sempre, devem ser associados a algumas fibras secas, tipo farelo de trigo, aveia integral, etc.


N 3 – Sal, pior o refinado. Tirar o saleiro da mesa, em todos os alimentos já existe sal. É uma questão de hábito.Use o sal marinho, quando imprescindível.


Peço desculpas ao dr. Osvaldo Coimbra Jr, se não expliquei certinho


Então, meus amigos, preciso lhes contar que o bom Deus nos ama, nos quer felizes e, na natureza, colocou à nossa disposição, tudo o do quê precisamos.Lembro-me da infância feliz, em casa do meu vô bigodudo, Giuseppe Gazzetta e daquele imenso quintal. Havia parreiras de uvas (não era permitido beliscar), havia pés de mamão, de jabuticabas, de fruta do conde e, na casa vizinha, alto pé de manga espada. Manga espada não é chique, mas tem muitos fios e os intestinos funcionam como uma fábrica de cordinhas, levando o bolo fecal para fora, sem nenhuma necessidade de purgante ou de actívia! Naquele tempo, não havia sacos plásticos, então eu subia naquela alta mangueira, levando um saco de pano, que era para guardar os caroços das mangas. Não ficaria bem, não é, passar pelo muro do vizinho, roubar e chupar manga espada, lá de cima e jogar os caroços para baixo. Até entre os ladrões de fruta deve existir um código de honra!


Sabe, naquela casa do meu vô Giuseppe, também havia uma grande horta, sem produtos químicos e minha querida tia Rosina ajudava no plantio. Meu vô me dava a incumbência em colher pés de alface. Talvez fosse para me ensinar o valor e a graça em colher da terra e agradecer a Deus! Aprendi. Na minha cabana abençoada, tenho pés de manga, de jabuticaba, de acerola, de tomates, de caqui, de maracujá (como ele acalma!), de framboesa, de salsinha,de morango, de manjericão, de hortelã, de erva doce, e de mais alguns etecéteras.Aprendi a tirar a minha energia das frutas(fructose) e de produtos naturais. e tem dado certo. Aos 73 já feitos, nada de purgantes, nada de industrializados., nem de remédios, muitas frutas. Lógico que não é um abacaxi, um abacate e a melancia inteira, num só dia. Calma! Um pedacinho de cada um, de diversas cores. Aí você bota, apertadinho e sem ar, o que ficou de cada um,naquele tipo de filme elástico, para amanhã.Dá certo.


Apenas não sejamos otários pela propaganda enganosa e nem vítimas do marqueting. Meu abraço, daidypeterlevitz@hotmail.com

Um comentário:

Ivoninha disse...

Oi Daidy! Estes seus artigos são de utilidade pública! Realmente quanto mais natural a alimentação, mais sáude teremos... Eu bem que evito muito sal, açúcar... Minha escorregadela, é Coca- Cola na versão light... Mas, agora Daidy só duas vezes por semana... Saudadesssss! Bjs Ivoninha

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog