19 de outubro de 2012

Capa protetora ou Mãe Morcega do Boqueirão



Conheci no litoral a Margarida. Ela autorizou-me a escrever esta crônica.
 Margarida levanta-se antes de o sol nascer; por volta das cinco.
 - Mas por quê? - Pergunta o dorminhoco Bud, a quem uma soneca a mais ainda está sempre a menos.
- Bud, se você dormisse com o marido dela, aposto que se levantaria antes ainda!
- E o que ela faz a essa hora? Na praia só dá macumbeiro acendendo velas!...
- Pois era exatamente esse o problema da Margarida, até que o marido foi à Itália. 
- Eta maridos prá irem à Itália ! O que há por lá, além do Papa?!
 - Mama mia Bud ! Como é, pipocas, que eu vou saber? Bem... quando voltou de lá. trouxe, imagine o quê para a Margarida!?
- Uma faca italiana !! 
- NÃÃÃÃÃO! Isso foi o MEU marido que trouxe para MIM. O dela trouxe uma capa.        
- Capa? Para automóvel?
- Capa. Dessas que protegem a pessoa quando chove. Impermeável. Azul. Fina, acabamento perfeito.
 Margarida contou-me que era uma capa diferente. Conforme ia descrevendo a dita cuja na minha mente formava-se uma imagem perfeita. A capa era tal qual uma... cobertura circo. É isso.
Cobertura. De circo, ampla, rodada, bem, godê, muito, mas muito mais rodada que as saias godê guarda-chuva.
- Godê, circo mesmo. Deve ser interessante.
- É. Imagine uma lona de circo, com uma abertura lá em cima, onde a Margarida mete a cabeça. Por luxo, atrás ainda acompanha um capuz, bem franzido. No capuz há um refinado cordão que é para fechar no rosto e não desguarnecê-lo, quando venta. O tal capuz protege tanto que, fechado, só o nariz fica de fora. 
-Tudo bem, tudo bem, - disse o Bud - mas não vi ainda a relação entre a capa e a Margarida que levanta às cinco; que não pode ir à praia porque na praia há supersticiosos e macumbeiros; que os supersticiosos e
macumbeiros acendem velas...! 
- Calma! conforme insinuei, o marido da pobre Margarida, além de feio, pele manhã é mal-humorado. À noite não! É bonito e cordial. Mas... valha-me Deus... pela manhã...! Pois bem. Nesse dia em questão, ao que tudo indicava, teria um raiar ameaçador, sujeito a chuvas e trovoadas, porque o marido dela, ainda dormindo, já estave brigando, reclamando e esperneando.
Às quatro e meia Margarida pulou da cama e pensou! “... perigo por perigo, aqui dentro ou lá fora...”
Colocou a capa-circo e saiu, em passos rápidos e largos, a capa amplamente esvoaçante!
Chuviscava.
Fechou o capuz e, nariz em riste, avançou com tudo pela praia, entre os supersticiosos e macumbeiros, já sem medo de ser... desfolhada! E não é que -  surpresa! - tudo aquilo foi se abrindo?
Do jeito que ela descreveu, era exatamente como numa estrada reta, à noite, com os "olhos de gato" enfileirados nos dois lados do acostamento. Conforme o carro avança, veloz, aquelas luzes se abrem, afastam-se dando passagem...!
Foi isso que aconteceu. As velas dos macumbeiros iam dando passagem, dando passagem, conforme a Margarida, esvoaçante e rápida, andava .
- Você tem certeza que o marido é que é feio?
- Bem, agora que você pergunta... a cara dela não é bem uma flor que se cheire... fico em dúvida.
- Sua autoridade está firmada entre os supersticiosos e macumbeiros e... os respeitos, estabelecidos.
Toda madrugada você pode ver as velas que se afastam, depois de alguém sussurrar para a escuridão!
- Cuidado, gente! É a mãe Morcega do Boqueirão!!! ...
daidypeterlevitz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.