25 de janeiro de 2012

Baixarias, Bobagens...brasileiro é tão Bobo?

Na verdade, eu preferiria escrever sobre o Haddad, sobre o ministro Mercadante, sobre como penso que a Dilma esteja atuando como ótima dona de casa. Ela planeja, as finanças, pesa sobre as necessidades das regiões sofridas com as secas e com chuvas demais, escolhe ministros – aposto que, ao longo do tempo, trocará, todos, por técnicos! – reúne os atuais e...exige muito trabalho, com relatórios e tudo!! agora, eleve-se isso ao tamanho do Brasil e se terá idéia de quanto trabalho ela fará, na presidência! Mas, o assunto será para muito tempo, ainda. Há um outro que me preocupa,agora, porque desmancha todo o trabalho que novas boas donas de casa, boas mães poderiam tentar realizar, como as antigas o conseguiram.O assunto é longo e talvez eu converse com você, sobre ele, por duas ou três semanas. Vamos lá!
“Ser humano é lutar pela plenitude da vida” (Frei Betto). “Haverá maior solidão que a ausência de si mesmo?” (Clarice Niskier, em “A alma imoral). “A televisão leva o homem ao esquecimento e à perda de si mesmo” (Adauto Novaes). Pior ainda, quando ela insiste: “Vamos dar aquela espiadinha!, pode bisbilhotar!” ”É a fofoca em horário nobre e em escala nacional. Não fique de fora, espie à vontade!”...
Vamos começar mais um ano com a habitual baixaria e futilidade. Educação, arte, cultura, para que servem? Ninguém precisa delas para virar sub-celebridade! A televisão amolece o corpo, a mente, a alma (salvo as honrosas exceções). Entra ano, sai ano, e se agravam a manipulação e a degradação televisiva. A Globo comemora a compra dos direitos do BBB até o ano de 2020! Um programa fútil, vazio de valor ou de conteúdo. O horário é nobre, mas...quão podre os desvalores que dissemina! Quão baixo pode chegar a miséria moral humana? A própria produtora (dessa porcaria), a holandesa “Endemol” ficou surpresa que o programa continue ocupando horário nobre, no Brasil. Segundo a mesma produtora, o BBB já foi banido da grade de horários, dos demais países. E, por que isso continua, aqui? Será o brasileiro mais passivamente bovino que os outros? Será que os marqueteiros da Globo são os mais eficientes na manipulação das massas?! Ou...será a “fala mansa” do apresentador? A atriz Betty declara acerca so BBB: “Eu acho um desserviço à população, mas entendo que o povo gosta, porque foi mal educado, teve escola fraca, pouca cultura!” O ator Paulo Betti afirma: “A televisão tem (ou deveria ter) uma função educativa, cultural e informativa. O que se oferece, na TV aberta, são produções pobres”. Só “pobres”, Sr. Betti? São é prejudiciais! Continuemos.Em ciclo promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para abordar a situação da arte e cultura no país, um roteirista da Rede Globo, que participava como debatedor, foi categórico ao afirmar: Sempre que a cúpula televisiva começa reunião de trabalho, para tratar dos detalhes da programação, o encontro se inicia com a seguinte frase: “Está na hora do emburrar. Está na hora de tornar burros os outros. E, somente tem vez na televisão brasileira, quem compactua com a disseminação da burrice!” Eis Boninho numa reunião: “O perfil do telespectador brasileiro é triste. A massa, desinformada, fica fácil de iludir”! Agora, meu amigo, será que também os políticos não usam da “massa mal informada”, eis que a iludem, sempre! Confira isso com os pobres coitados que perdem tudo, todos os anos, com as enchentes! Até a próxima.
daidypeterlevitz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.