16 de maio de 2012

A escravidão acabou, mesmo, a 13 de maio de 1888?

Meus caros leitores, nesta semana fiquei em dúvida, sobre o que lhes escrever! Sobre o “Brasil Carinhoso”, da Dilma, lançado no Dia das Mães, e que pretende socorrer a todas as crianças pobres? Ou se escrever que, há 124 anos, a Lei Áurea, no 13 de maio,aboliu a escravatura? Ainda há muitos escravos, no Brasil!! O negro só ganha, na mesma atividade, metade do que ganha o branco; e a mulher negra, tadinha, só recebe a metade , sabe? Lógico que não há negros donos de fazendas. Isso vem lá de trás, quando o governo português dava terras, aos muitos brancos, alguns com problemas na Justiça,que interessava ficassem fora de Portugal e os mandava, ao Brasil, como proprietários Capitanias hereditárias, terras ganhas, que passavam de pai para filho.Tudo começou errado, no Brasil, dá pra se ver, não? Os negros só trabalhavam é na roça e, mesmo depois de decretada a Lei áurea, eles eram proibidos de comprar terras, sabia? E, hoje, naquela montanha de deputados federais...se houver 20 negros, seria muito e, no Senado, só há um, o Paulo Paim. Ele sempre cita os quilombolas e os “lanceiros negros”, valentes, todos assassinados pela elite dominadora, a quem não interessava a liberdade deles! (De alguma forma, isso continua, até hoje). Não sou boa na História, mas, lembro-me de ter gostado da Lei do Ventre Livre, embora não me lembre da “Lei da Prisão de Ventre”! Sabe, o de bom que a Dilma tem feito, incluindo a “Ficha Limpa”, na esfera federal é louvável. A partir de agora, qualquer e todo presidente de autarquia, qualquer e todo funcionário “de confiança”, todo e qualquer ministro...devem ter “ficha limpa!” Então, todos serão investigados e, quero crer, que a impunidade, famosa no Brasil, não terá mais espaço, finalmente! Mas, lhe pergunto, caro leitor, devemos agradecer tudo isso à Dilma? Não é obrigação dela fazer o certo, recebendo gordo salário de nós, os infelizes pagantes?
Sabem, caros leitores, na segunda-feira, 14, a sessão do Senado foi tão compriiiiiiiida! Todos os petistas vinham falar sobre o “Brasil Carinhoso”, lançado pela Dilma, no dia das mães, e sobre a Lei da Ficha Limpa, estendida à esfera federal! Quase que me cansei, sabem, em ouvir tantos elogios, quando, na verdade, é obrigação de quem governa.
Voltando ao problema dos não brancos, como professora que sou, do primeiro ao quinto, vejo os fatos por um prisma diferente. O que falta aos negros, é a igualdade de oportunidades, que não existiu, nem existe e, sei lá se existira! A eles falta a qualificação para ocuparem postos mais altos.E...como é que eles vão conseguir isso?  Nas escolas públicas?! Nem pensar, todos sabemos que anda mais que péssima! E as escolas particulares são bem caras, principalmente a esse nosso povo que ainda tem, cerca de 54% de esgotos rolando a céu aberto! Que tipo de “igualdade” é essa?! Um petista, naquela compriiiiida sessão da segunda feira, estava feliz e afirmou que a criança aprende mais, dos 3 aos 5 anos de idade! Que ignorante!! A criança aprende desde que nasce e a aprendizagem é impulsiva e, depois, decadente: quanto antes, mais fácil, mais difícil, depois.
Na verdade, esse pessoal nada entende sobre o que seja o processo de aprendizagem e ficam felizes com um lampejo, com um brilho que só embaça!
Sabem qual é o verdadeiro problema de os negros não ocuparem altos cargos? Está, justinho, no primeiro capítulo da nossa “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira”, que reza assim: “Toda criança tem direito de desenvolver todas as suas potencialidades, para o exercício pleno da cidadania”. Isso tem sido uma piada, até agora. Então, como professora, lhes dou um nova versão...”Lei de Meretrizes e Bases da Prostituição Brasileira”!!
Meu abraço.

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.