28 de dezembro de 2011

Sobre uma viagem ao Paraná e (Joinville e São Francisco do Sul), e Santa Catarina.

E, para ele, fomos nós todos idosos, numa noite muito fria, em que a ”guia”, de Catanduva, (havia duas guias: a minha e a dos outros, uma tal de Neide. ) ofereceu a todos cerveja, vinho e wisky. Acho que era para todos dormirem e não reclamarem de nada! Principalmente, porque, depois de uma parada no Graal de Limeira... fomos apenas contemplados com uma parada, de 45 minutos, após oito horas de viagem!!!!!!!!!!! Oito horas de viagem!! Quase perto do destino. Hora e meia, mais ou menos. A maioria era de idosos, aposentados que, às vezes, precisam ir ao banheiro, por conta de remédios que ingerem, via pressão alta. E, como sou magrinha, não como fritura de espécie alguma, e, só durante o dia uso muito o banheiro, porque se deve tomar 2litros e meio de água, por dia e foi aí que fique pensando em que, como professora, eu devia fazer alguma coisa, e isso ficou confirmado quando o nosso lindo ônibus, ISO9001... parou, lá pelas sete da manhã... num local japonês. Demorei um pouco para entrar no restaurante, porque eu queria dar uma “pitadinha”. Que é inocente, porque uso piteira e não trago. Respeito meu pulmão! No tal de restaurante, fiquei atrás de uma grande fila, sobre cujos produtos eu já havia perguntado. Havia deles, muitos, sobre todas as formas: quadradinhos, retangulares, redondos, gordos e magros, compridos e curtos, altos e baixos, com todos os tipos de recheios possíveis! Só que... tudo era fritura!!! Que aumenta o colesterol, que aumenta a pressão e que engorda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E... tive que enfrentar, anti-democraticamente, essa grande fila, porque eu apenas queria um copo de café com leite e... ele estava lá no finzinho da grande fila!! SENHOR! SENHOR! JESUS CRAISTO, que tanto bem trouxe à humanidade, após as rígidas leis de Moisés... porque abandonas teus idosos às mãos de qualquer “Guia” turística? Para encurtar, Cidinha, tento resumir.
De início, Cidinha,tive ímpetos de escrever sobre essa parte – muito negativa – da viagem, aos jornais, porque incentivar a obesidade é contribuir com problemas à Saúde Pública, já tão deficitária. Mas... vi uma Cleide – ou Neide, esforçada e fui observando-a muito! É uma pessoa triste, frustrada que, à moda dos animadores de platéias, na hora certa tentam ser felizes! E, sabe, Cidinha, eu tenho os dois olhos de escritor. Mesmo quando lê ou quando faz palavras cruzadas, nada nos escapa!!
Gostaria que esse texto, só para você, fosse de alguma valia e, aos poucos, se ainda mantiver contato com o “Bom dia, com alegria”, pudesse, calmamente... ensinar a ela algumas coisas. Querida e dinâmica Cidinha, tu sabes que sou apaixonada pela culinária, cansaço e rotina são palavras que, ainda, não coloquei no meu dicionário! Mas... fritura... nunca!!
O TURISMO NO BRASIL
Esse nosso país imenso – que já está sendo comprado! – já teve um destino agrícola, que o Juscelino Kuibitchek vendeu para os fabricantes estrangeiros de automóveis. . E tivemos que fazer tantas e tantas estradas de rodagem... quando já havia ferrovia para todo canto do País!! Essa nova onda de bio-combustivel e de álcool só interessou ao presidente Bush... parque viu no Brasil uma grande fonte de lucro e... como leio de tudo e sobre tudo, você há de concordar comigo, esse aspecto fará do Brasil um imenso canavial! A serviço de outros!
Hoje, Cidinha, você que sabe sorrir a qualquer hora, sem microfone, falou-me do imenso prazer em observar os encantos da natureza! Natureza nossa, ainda. Creio ser o TURISMO o destino deste nosso país! Só que os futuros “guias” terão que se adaptar às exigências da OMC – Organização Mundial da Saúde. Com os preceitos deles, que... há anos... lutam contra a obesidade!! E, para continuar, por mais 30 anos, a competir no setor de Turismo, acho que termos que aprender muito... senão... eles tomam isso de nós!!! Por exemplo: no futuro, uma guia, ao levar turistas àquela linda gruta... você se lembra? Havia mais de 25 metros de altura nas formações rochosas. Ninguém sabia que as rochas eram “sedimentares” e que, aos milênios do passar do anos, aquilo foi coberto por águas do mar! Talvez no dilúvio!! Que oportunidade perdida!!! Com a invasão dos estrangeiros,, sinto dizer, os medíocres “guias” serão eliminados!! Não gostaria de vê-la nesta situação. Porém, você compreende meus dois olhos de escritora, não é? Abraços. Use o texto da melhor maneira! Daidy.

daidypeterlevitz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.