7 de março de 2012

Quem é que vai chutar, mesmo, o traseiro de quem?

Daidy Peterlevitz

Está certo que o assunto seja da Copa 2014 e, sabemos, o futebol é a paixão de brasileiros.Aliás, vai além da paixão, já é filosofia de vida. O verbo “chutar”- muito usado -, traz alegria á maior parte do povo, quando acontece assim: “Chutou forte, varou a rede, gooooool!! É do Brasil!” Então, “chutar” é na bola mesmo, mas, no traseiro de alguém, já é demais! E, quem foi o inteligentão que falou assim? Nada menos que o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. Suas palavras foram: “Você (quem será, o Brasil todo?), tem que se empurrar, tem que receber um chute no traseiro e entregar a Copa do Mundo!” (Pra quem seria?). Isso aconteceu na sexta, 02, quando esse “cartola” mostrou-se indignado com a nossa organização para a Copa. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, de aparência frágil, que é centrado, assentado, sério e forte, reagiu e, no dia seguinte, deu coletiva à imprensa. Disse: Ele (o Valcke), fez comentários impertinentes e descabidos, com expressões impróprias; o Governo não aceitará esse secretário mais, como interlocutor.O interessante é que a própria FIFA, em janeiro, segundo dados mostrados por Rebelo, dizia que a maioria das obras para a Copa estavam adiantadas e dentro do programado. Então, pergunto: por que a FIFA virá, novamente, conferir? O tal secretário também citou os problemas nos aeroportos, na hotelaria, etc. Na hotelaria, há tempo para melhorar, já nos aeroportos, a coisa vem de longe, todos sabem, basta pegar a mala – aconselho uma de rodinhas -, e comprovar todo o tempo de espera, de atraso e de cancelamentos de vôos, não é novidade.Agora, que tudo esteja bem, nas obras, tenho minhas dúvidas.Lógico que não visitei nenhuma, mas xereto tudo, leio tudo e ouço tudo e, na segunda, 05, dois senadores comentaram sobre o assunto. Há atrasos nas obras? Sim. Há incompetência administrativa? Sim. Há preços demais aumentados dos projetos originais? Sim.Há malandragem e roubalheiras? Sim.É verdade que só 8,8% dos gastos são de particulares? Sim. É o contribuinte que pagará a maior parte? Sim? É verdade que, em seis delas, as obras sequer começaram?, Sim. É verdade que, em Manaus e no Pantanal, sem tradição no futebol, os estádios serão,depois da Copa, elefantes brancos? Sim. Agora, amigos, pensem comigo. Um desses dois senadores, era da oposição, do PSDB, mas o outro, ora veja, era do PT!!

E, depois, devemos pensar se há seriedade nisso tudo, visto que Ricardo Teixeira, presidente da CBF já fez falcatruas, aqui e no exterior. Um grande amigo meu, que entende do riscado, afirmou-me que o cujo é: “presidente, rei, imperador e ditador na CBF”, só que...vai continuar lá, apesar de tudo! Será, queridos leitores, que a lei da Ficha Limpa, de origem popular, será, algum dia, aplicada no futebol? Eu vou esperar, porque desejo ver um NOVO Brasil, sem impunidades e um futebol SÉRIO. Seria exigir demais, de quem ajuda a pagar as contas?

daidypeterlevitz@hotmail.com http://dnossoblog.blogspot.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.