5 de abril de 2012

Demóstenes, o grego, versus o nosso, um cara de pau!

Daidy Peterlevitz

Já faz um tempinho que viveu o grego, sabe? Foi entre os anos de 384-322, antes do Cristo! Foi um grande orador, imenso político, e sempre em oposição ao governo;é assim o certo, vigiando sempre. A carreira política do grego ficou comprometida, ele errou, ao aceitar dinheiro para ajeitar a fuga de um ministro do invasor, Alexandre, o Grande. Mas, antes de ser capturado pelos inimigos, preferiu tomar veneno. Até hoje é citado, como grande orador e político, depois de mais de 2 mil anos...enquanto que o DEM pretende é se esquecer, depois de o expulsar, desse cara de pau, goiano. Os dois Demóstenes foram líderes de seus partidos.Você, caro leitor, acaso leu um elogio meu a esse cara de pau? Não e pelo simples fato de que nunca o fiz! Agora, ao senador Pedro Simon, você já leu elogios meus. A mim, ele é a personalização da ética na política. É do PMDB, o maior partido brasileiro, o do Sarney, do troca-troca que põe o Brasil no rolete, e só libera as emendas a quem obedece, aos “vaquinhas de presépio”! Pedro Simon é independente, tem livre o pensamento, faz o certo porque é o certo a fazer! Então, ele desagrada à meia dúzia lá de cima, que são os chefes dessa “ditadura” partidária. Pedro Simon nunca é convidado a fazer parte de nenhuma das comissões, não é persona grata ao Sarney, um carrapato do poder que...passará, enquanto que Pedro Simon, sempre, será o símbolo do que todos os políticos deveriam ser! Voltando ao “cara de pau”, ele nunca me tapeou, sabe, como o fez com seus pares, que o respeitavam. Tentarei explicar os porquês. Pôô!, um promotor de justiça deveria ser alguém equilibrado. O nosso goiano, cara de pau, não se mostrava um equilibrado.Ruminando aparecer como moralizador, perdia o controle, facilmente, gritava e...no dia seguinte...pedia desculpas, ora bolas! Essa coisa de “pedir desculpas” já indica um descontrole, o de não mandar nas próprias emoções, o de não botar freio nas palavras, você concorda comigo? Lógico que o Demóstenes, cara de pau, não passava de medíocre ator e nunca sabia como interpretar, já que usava duas máscaras: a de “bonzinho”, moralizador (fajuto) e a real dele, que foi posto no Senado a serviço do crime! Consciência suja não há R$milhões que a limpe, é ou não é? Quantas famílias será que ele levou ao desespero, já é sabido que os jogos ilegais favorecem aos traficantes, de drogas e de armas! E, depois, eu não gostava do olhar vazio do cujo, sempre mirando o “nada” e sem olhar para as câmeras, atrás das quais estão os eleitores...

O olhar das pessoas tem alto significado, a quem aprendeu a interpretá-lo.Venho fazendo isso, há três quartos de século e acabei aprendendo, sabe? Não que eu seja esperta ou inteligente, longe disso! Apenas observo o olhar, que é o espelho da alma, da mesma forma que o sorriso é como a luz acesa a dizer que o “coração está em casa”!

daidypeterlevitz@hotmail.com http://dnossoblog.blogspot.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.