17 de abril de 2012

Não seria ótimo e justo colocar os idosos na cadeia?!

Daidy Peterlevitz

O caro leitor está achando isso um absurdo e ridículo? Não é, não! Eles ficariam “soltos”, lá dentro, em vez de “presos” aqui fora, num mundo que lhes é muito hostil! Duma feita, já lhes contei como funcionam os “asilos” em nosso rico/pobre País. Os coitadinhos, na melhor das hipóteses, em asilos particulares, acabam muito sozinhos e...tristes! Já nos asilos públicos, são tratados como mercadoria indesejável e inútil, vivem sujos, passam muito frio, ficam magrinhos, com tanta fome; não raras vezes, saindo sem bem enxergar para onde, morrem por lá e...também em não raras vezes, são encontrados só depois de uma semana, já apodrecidos!! Quantos “direitos humanos, não?!

Agora, se os pusermos na cadeia, veja quantas vantagens eles teriam: alojamento de graça e não precisariam limpar a casa; alimentos quentes, a toda hora, sem que precisassem cozinhar e, depois, lavar louça, talheres, panelas, fogão, pia e nem varrer e passar pano no chão! Teriam, sempre, roupas limpinhas, lavadas e passadas, sem que tivessem que ir ao tanquinho ou à tabua de passar! Teriam direito ao lazer, a passeios, à duchas com produtos de higiene pessoal. E o que falar sobre os medicamentos, assistência médica regular, tudo de graça?! Estariam, permanentemente, acompanhados e, como nos presídios há vigilância, por vídeos, seriam socorridos em caso de acidente! Suas camas teriam lençóis e fronhas limpas e...cobertores, no inverno. Um guarda os vigiaria, a cada 20 minutos, sua correspondência lhes seria entregue, em mãos. Mas, não é só isso, não! Teriam um local para receber a família e outras visitas; para os que gostassem de ler, acesso à biblioteca, sim. E, vejam, caros leitores, teriam salas de exercícios, de terapia física/espiritual e encorajamento às terapias ocupacionais, com equipamentos gratuitos.

Ah! é sempre muito importante irmos ao...”bolso”! a família de cada preso, de cada estuprador, de cada ladrão, de cada assassino, recebe, a cada mês...R$860,00! bem maior que o salário mínimo, não? Essa importância seria enviada á família do idoso, porque...ela deve estar com saudades do seu velhinho!... muito justo.

Caro leitor, ainda acha absurdo e ridículo botar os idosos na cadeia? Há mais: os idosos teriam assistência jurídica gratuita, sabe como eles ficam esquecidos e, vai que, de repente, resolvam mudar seu testamento, dar a outro beneficiário aquele porquinho de barro cheio de moedas, ou, talvez, dar a outra pessoa aquela antiga cômoda com quatro gavetas, que seu bisavô comprou, depois de se casar com a bisavó! Então, assistência jurídica gratuita é um “direito dos humanos”.Ainda há mais, caro leitor, como acesso às rádios, televisões, computadores, celulares e chamadas telefônicas na rede fixa.

Amigos, não sou idosa não, só vou completar 76 aninhos no fim do ano, mas, quando eu precisar, daqui a uns 20 anos, por favor, não me deixem levar para um asilo, mesmo que particular!

Quero ir pra cadeia!

daidypeterlevitz@hotmail.com http://dnossoblog.blogspot.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.