11 de julho de 2012

Uma academia, em cada praça pública será o futuro, com mais saúde!


Todos sabemos que as pessoas acabam engordando um quilo a cada ano, fazendo a vida de sempre, por causa dos hormônios.Então, pense comigo.Se hoje você tem 40 anos e ,  de massa corpórea, ou peso, vai de 70kg, daqui a vinte anos, vai pesar 90kg.É bastante, não? O que ocorre, a partir disso, já sabemos: mais pesada, a pessoa menos se movimenta e engorda mais! Fica triste, se deprime, come mais doces e...engorda mais! A obesidade, no Brasil, chegou a patamares nunca vistos, antes. Atingiu metade da população, concentrando-se, principalmente, nas zonas urbanas e com maiores poderes aquisitivos.(Os mais pobres comem por desespero). Todos eles comendo demais e, talvez, nem sequer se nutrindo como as pessoas se devem nutrir! Nutrir-se não é se empanturrar, no almoço, porque não teve tempo de tomar um excelente café da manhã, que é, ou deveria ser, a principal refeição do dia.Infelizmente, o mundo, hoje é outro e já se foi aquele tempo em que a família se reunia, para jantar, pelas seis da tarde. Ninguém era obeso! Tenho saudade de quando morei com minha vó, Mathiede: uma enorme polenta com frango criado no quintal, todas as tardes! Delícia que era, mas, esse tempo se foi! As famílias quase que não existem mais, a casa mais parece uma pensão e nunca...a um lar! Com o passar dos anos, a inatividade maior traz sérias limitações, dores aqui e acolá, joelhos fracos, músculos flácidos, pouca vontade em reagir, filas cada vez maiores nos hospitais.Tudo fica mais caro aos poderes públicos. Aí cheguei no ponto em que gostaria de chegar.Fiquei muito, muito contente, quando a Prefeitura colocou, no Kartódromo, aparelhos fáceis de ginástica. De graça, uma academia ao ar livre, beleza! Vamos nos exercitar e emagrecer? Depende de cada um; nada gorda, há 20 anos sou dos Vigilantes do Peso, ficarei cada vez mais jovem, fazendo exercícios diários, na Academia que tenho, de graça, no Kartódromo.Amei a idéia do inteligente que resolveu assim e quis saber mais.Meu plano era contatar as várias Prefeituras dos municípios aos quais escrevo e saber sobre as Academias grátis, em praças públicas.Não me foi muito fácil; demorou para eu falar com o ramal certo. Às vezes era com o setor “imprensa”, doutras com o setor “Esportes” e vou lhes ficar devendo maiores informações, sempre agradecendo aos funcionários municipais que me atenderam, gentilmente.Em Nova Odessa, aparelhos de ginástica já existem em várias públicas e há grandes projetos que, no devido tempo, lhes contarei. Em São Carlos, além do Kartódromo, o bairro Redenção (no chamado Bicão), foi contemplado e o será, na FESC - Fundação para Educação de S. Carlos. Freqüentei aquilo e tenho saudades, não só da polenta com frango da vó, como da Cecilinha, competente que organizava tudo aquilo! Uma flor à minha vó e terno abraço à Cecilinha! daidypeterlevitz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.