15 de abril de 2010

Navegando, com muito vento, sem lenço e com documento...pelo médio do Tietê!
Daidy Peterlevitz


Aí fui convidada pela amiga Maria Fernandez:”Vamos lá, à Barra Bonita, passear de navio, almoçar à bordo, subir e descer na tal de eclusa...você tem medo de ..água?” “Não, nem de água e nem de nada. Meu medo é de ter medo, qualquer que seja!” E fomos, bem cedinho, sob a coordenação da sra. Maria Luiza Ferraresi Ataíde.
Que organização da Marinha brasileira que cuida daquele pedaço! Ordem, limpeza, disciplina e pontualidade (alem da beleza de cada um, naqueles alvos uniformes brancos!).. “Partiremos às 9h30 e chegaremos às 12h30” E, exatamente às 9h30, o nosso navio, o San Diego”, apitou, soltou as amarras e partimos. Havia também o San Marino, que vinha junto e lotado, 300 a bordo. E aí, uma voz forte, mas doce, foi nos contando: daqui a pouco, chegaremos à eclusa, mas olhem e fotografem, porque, à esquerda, há uma siriema cinza, bem rara! Eclusa é assim e há 11 delas, na hidrovia Tietê-Paraná e sempre com as mesmas medidas, de cada lado. O Tietê é um rio teimoso e não vai ao mar, como os demais; vai ao rio Paraná. Eclusa é uma espécie de elevador, que sobe e desce, pela força das águas e da engenharia hidráulica. Não há motor algum, mas o princípio dos vasos comunicantes.Fotografem à direita, esta ave (disse o nome de que não me lembro), chega a ter um metro e meio de envergadura! (De fato, era linda e me pareceu um albatroz)..Olhem à frente, há uma barragem, para gerar energia elétrica e, ao lado, a nossa eclusa, que permite a navegabilidade e o transporte de produtos de um lado a outro.Estamos chegando a uma enorme caixa de cimento armado, com 142 metros de comprimento, (apenas) 12 de largura e 26 metros de altura.O portão está aberto...
(Amigos, aquele meu navio tão lindo e limpo, não poderia ter menos que doze metros de largura e passar ali; nem com vaselina! E voltou a voz forte e doce do comandante):
Há alguém nervoso aí? Essa é minha primeira viagem...mas há coletes salva vida a todos! E, por favor, coloquem nas sogras também! Aqui elas estão de sobra, não precisamos das suas! A comporta de traz se fecha e 50 milhões de litros de água nos levarão ao nível de cima, por 350 orifícios de 15 polegadas cada um. Por eles, a água entra, nos fazendo subir e, por eles a água sai, nos fazendo descer.Daremos um passeio e os paulistas me chamam de mentiroso, afirmando que este não é o Tietê deles, poluído e fedido! Aqui cuidamos do meio ambiente e, se olharem à direita, verão a mata intacta; à esquerda, mais pobre, a Marinha planta as mesmas espécies, na preservação do mioma. Mas, é horta do almoço!! (Viva, eu já estava faminta e fui das primeiras a chegar ao restaurante; tudo servido pela tripulação. Maionese de legumes, uma delícia. Merluza à milanesa é uma fritura e não como frituras, mas descasquei e, com muito limão, comi a merluza.Arroz à grega, caprichado, farofa rica, até com azeitonas verdes. Prefiro as pretas, da Grécia. Agora, o lagarto ao molho madeira e champignon ...foi uma desgraça!lenhoso! de engenharia não entendo, mas, de culinária, sim.! O lagarto ao madeira, deve ser cozido em caldo de carne feito em casa, com coxão duro, salsão, cenouras e cebolas. E o cogumelo não é os de vidro, não, já sem gosto! Tem, que ser aquele que compro, fresquinho, no Okino e fatiado na manteiga, perfumado. Perfumado com os sabores dos bosques da Itália, onde é colhido).
Bem, nessas exatas três horas de viagem, música sempre, de todos os tempos, até os hinos do Corinthians, do Palmeiras e do São Paulo. Foi quando eu soube que o Corinthians tinha um novo hino.O comandante mesmo a cantou – até a voz ele a tem linda – e era assim: “Você não vale nada mas eu gosto de você...”
A não ser da carne lenhosa, já tenho saudade, da ordem, da disciplina, da pontualidade e, sobretudo, do bom humor!
Ave Marinha, cheia de praças...
daidypeterlevitz@hotmsail.com

Um comentário:

Ivoninha disse...

Oi Daidy! Vc sempre espirituosa... Que corpo bom, minha amiga... Pod comer o que quiser... E que delícia de almoço... E o novo Hino do Corinthians... Eita kkkk Bjs Ivone

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog