28 de abril de 2010

Um pouco do futebol e do foot Ball.
Daidy Peterlevitz
O esporte mais popular do mundo! Em todos os países é praticado, possui ligas e confederações. Há bilhões de torcedores, este é o Ano da Copa e...ninguém está nem aí, com a Dilma, com o Serra ou com o Ciro Gomes, o “desidratado” que pretendia ser presidente. A Copa é acompanhada por mais da metade da população mundial! Esse esporte movimenta quantias imensuráveis de dólares, todos os anos, devido a contratos televisivos e patrocínios.O futebol, como o conhecemos, teve sua origem no século XIX (19), na Inglaterra, o pais da Lady Dy.Entretanto, muitas pesquisas mostram que o jogo de bola, praticado tanto com os pés, como com as mãos, era conhecido bem antes disso. Alguns estudiosos afirmam que a origem desse “esporte”, parecido com o futebol, era na China, praticado pelos soldados do Imperador Xeng Ti...há 25 séculos antes de Cristo! (Talvez mais como rituais religiosos e como preparação militar, que como esporte).
Outros dizem que o futebol tem origem na Itália e um tipo dele, o tal de CALCIO, anda bem vivo na cidade de Florença.
Acredito, porque o italiano sempre foi muito metido, em tudo, desde sempre.Na literatura, com Dante Alighiere, na música, com Giuseppe Verdi, na religião; o Vaticano não fica aqui, no Jardim Nova Santa Paula, em S.Carlos, está na Itália, em cuja capital, Roma, se ouve, às seis da manhã, os sinos tocarem a Ave Maria, de Gounod...irmanando todos os corações, na Cidade Eterna! Até nosso grande Carlos Gomes, autor, entre outros de O Guarany, foi à Itália aprender música e o imenso e conhecido, Giuseppe Verdi, disse: “Questo Giovane comincia dove io finisco!”
Bem, isso é, no tempo, bem distante, mas sou testemunha atual de quanto o italiano é metido, sempre. Casei-me com um, pai dos meus filhos, em 1960. Cáspita! Já foi há meio século e, ainda, não nos entendemos sobre a receita do risoto, “alla milanesa, coi funghi e zaferano “ Ele modificou e...bota cebola, como se fosse fazer arroz branco Ischtwhjkcdqhij!!! Que blasfêmia, contra a tradicional receita!!
Meus amigos, todos que não tem nome, como “Touro sentado” ou “Pena branca”, vieram de fora. Os meus também vieram, da Itália e da gloriosa Letônia. Eu devia ter dois corações, iguais, mas...sou muito mais leta que italiana, gostaria de registrar.Amo a religiosidade deles, amo a musicabilidade deles, amo a disciplina deles e o amor à tradição, que eles cultivam e que a mantém viva..Isso é ser um povo forte! No regime comunista, levar Bíblias lá, bem escondidas, era proibido e um meu amigo trazia refugiados ao Brasil.
Sobre a receita do risoto, eu a aprendi direto do meu sogro chato, porque era muito culto e...só me permitiu “entrar na cozinha dele”, depois de casada e a receita tem que ser assim., sempre feita assim, sem cebola!
Creio que haja uma pequena diferença, entre italianos e letos. E senti isso, quando estive lá, a comemorar o centenário da cidade, fiquei encharcada, chovia, mas, orgulhosamente, no batalhão dos descendentes, ostentei junto ao coração, o nome de que me orgulho:Peterlevitz.E...dos italianos, sequer uma representação havia! simplesmente nada!! Eles se diluem. Eu nada entenda de futebol, mas tendo! No domingo até torci pelo Santos! E, de coração, agradeço se não me criticarem muito o escrever sobre o que não entendo, e vamos torcer pelo nosso time, que vai enfrentar a Coréia do Norte,na Copa.! .
Meu abraço, daidypeterlevitz@hotmail.com

Um comentário:

Ivoninha disse...

Oi Daidy!!!! Adrei sua crônica... Vc bem sabe o quanto gosto de seu povo, os letos... Gente honrada, digna, religiosa, inteligente... Sensível e talentosa... Beijooooooo Ivoninha

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog