20 de outubro de 2010

Varre, varre, vassourinha...!
Daidy Peterlevitz
Nasci, cresci, fiquei idiota, me casei. Não me arrependo de nada! Faria tudo, de novo!É a mardita da vida e só me irei longe dela, com protestos.Eu gosto muito de limpeza.E de viajar. Só por perto. E venha comigo numa rápida e imaginária viagem. Poços de Caldas..O hotel – Nossa Senhora de Fátima – não é chique, mas central e perto dos bondinhos que sobem ao Cristo. Levanto-me, sempre, ao clarear do dia , o porteiro do hotel já conhece essa idosa matutina e caminhante. É uma delícia passear pelas ruas limpas, sempre muito limpas e converso com os garis. Um deles é bem idoso, cabelos brancos, sorriso fácil na face enrugada, olhos limpos e brilhantes, é feliz no ajudar àquela cidade próspera em ser impecável, aos turistas , na limpeza das vias públicas..Dou parabéns a ele e aos outros. Todos estão de uniforme, de luvas e de botas.Uma beleza. Também na minha querida Nova Odessa, a limpeza pública é permanente. Em todos os bairros os garis promovem a remoção da sujeira. Trabalham felizes, nessa atividade que parece simples, mas que é demais importante, um auxílio à Medicina. Pense nisso. Na minha também querida Americana, grande, possante, a limpeza pública se faz em todos, repito, em todos os bairros. A “Princesa Tecelã” é muito limpa. Estudei lá , tenho saudades e gostaria de pedir à historiadora Fanny Olivieri, minha colega, de enviar meu abraço carinhoso a toda a nossa turma..Tenho até saudades dos tombos que levei, no campo do Imã. Lá não quebrei nada, mas, se cair agora, já de idade, fica complicado. Parece que sou de vidro!
Bem, já é hora de voltar à cabana minha, muito verde (votei na Marina) e...caspita, quanta sujeira encontro!! Nem se pode viajar um pouco!...Então pego a vassoura e...
- Um momento! A sra. acabou de chegar de viagem e já pretende sobrevoar São Carlos, montada numa vassoura?
- ...hum... bem...vou fingir que não entendi a insinuação. Pego a vassoura e varro a sarjeta e a rua, em frente à cabana verde.Todos fazem isso, aqui, no Parque do Kartódromo, porque não há garis. É que já estou pensando que São Carlos é candidata a ser subsede dos jogos da Copa, Tudo terá que estar bem limpo! Sabe, queridos leitores, sou uma pessoa boa, bem longe da maldade, como alguns pensam.
Queria fazer-lhes uma pergunta:, sobre o horário de verão, que é para economizar energia. Aí eu não entendo nada ! temos ventos de sobra (enegia eólica), temos sol de sobra (energia solar) e temos rios, muitos rios para a energia elétrica. . Quem falhou nisso tudo nem quero saber! O jeito é se acostumar com o novo horário, até o dia 20 de fevereiro.. Na verdade, não gosto desse horário e, para felicidade dos meus leitores, ando meio que preguiçosa e escrevendo mais curto.
Gostaria de registrar um meu grande agradecimento, ao vice prefeito de São Carlos, Sr. Emerson Leal, dr. em Física Atômica e dr. em Física Nuclear. Pessoa importante, caspita! Meu muito obrigada, dr. Emerson Leal, fique sabendo que o Sr. lê meus textos. Ab imo pectore, muito obrigada.
dypeterlevitz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.