5 de maio de 2011

As duas moedas da mesma face!

Daidy Peterlevitz

- Você não errou não? O certo não é “as duas faces da mesma moeda”?

- Talvez sim, talvez não...quem sabe o que seja certo, neste país? Só botei esse título, que foi de um livro meu, editado em Santos.

Nossa, de início, me foi difícil, sabe, acostumar-me lá na altura do 11º andar, em frente à praia do José Menino!. Não gosto das “alturas”, prefiro os pés no chão, mas...tive que me acostumar. E...tudo acaba lindo, visto de cima, é isso que lhes proponho, queridos leitores, ver tudo por cima. Há os dois lados, você sabe. Ando torcendo pela Dilma, em quem não votei, mas acho que ela precise de mais algum tempo, para “botar a casa em ordem”. Ela não tem nada a ver com “As Duas moedas da mesma face”! O assunto é outro e já lhes explico. É que, de uma face, a do governo, tudo anda às maravilhas, a inflação controlada, o povão come muito, passeia, anda de avião, apresenta ótimos números, todos a favor de um enorme desenvolvimento...tudo anda ótimo!...Beleza! Como eu gostaria que assim fosse!

Só que...os números do povo, a que pertenço – sou feita em casa, nada de “Elite”...são diferentes! E ouço a voz deles, mais ou menos assim>...Santo Cristo, cada vez menos trago dos mercados, com o mesmo dinheiro! Meu dinheiro vale cada vez menos! A inflação deve ser de verdade, aquela que favorece a quem tem muito aplicado, mas empobrece o povo simples! A voz da rua também me fala de um parente que, sem plano de Saúde, foi procurar o serviço público, (obrigação do Estado) e...acabou morrendo na fila, sem atendimento médico! Esta é a voz da rua que eu ouço...uma das moedas da mesma face, já que se rouba muito da Saúde! Isso nem mais roubo é, mas...assassinato!.Pelo “outro lado”...a Saúde estava “quase que perfeita”, no dizer do antecessor da Dilma. Inda bem que “alguns” dos privilegiados, com qualquer tipo de dodói, são levados ao Hospital Sírio Libanês, de S. Paulo e atendidos com o maior carinho...que merecem. Eles devem ser “mais iguais” que nó outros!

Mas...que não nos venham dizer que tudo anda sob controle, não!! A própria Dilma falou: “A inflação é preocupante, sim e a ela nos dedicamos diuturna e noturnamente1”. Ora, ora, pra trabalhar, também à noite...a coisa deve ser séria mesmo! Portanto, não nos venham com lorotas, como se vivêssemos na Ilha da Fantasia! E, mais uma: ontem, uma do trabalho, mãe jovem, me perguntou: “D. Daidy, a sra. ouve a Voz do Brasil? “Por que?” ...”É que,sabe, eles falam em Português que eu entendo, mas...deve ser lá das Europa, de tão lindo que parece!”.

São ambas as faces, para se pensar.

Devo fazer minha/nossa homenagem à valente jornalista, Baby Soares, falecida jovem ainda, apenas 55 anos. Faleceu de hepatite, em Araraquara. Autoridades importantes lamentaram a sua precoce morte! Baby era destemida, contava as verdades, agradava aos que agem certo e desagradava a todos os demais. E como eles são tantos!! A jornalista Baby sofreu, sim, mas nunca desistiu! A ela, os meus respeitos. É uma valente voz que se cala. Uma pena, junto quando esse meu país precisa de pessoas que contem...sobre as “duas moedas da mesma face!”. Meu abraço a todas as mamães.

http://d.nossoblogblogspot.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog