12 de maio de 2010

Já não se fazem mais gregos como antigamente! Que “zona” esse Euro!
Daidy Peterlevitz
Gosto de “pensar”, sempre que posso. No mais das vezes, penso errado mesmo. Quem pensava certo eram os gregos de antigamente, antes de Crist e depois Dele!! Eram os filósofos. Demócrito, Aristóteles, Platão...Platão!!!, talvez o mais avantajado cérebro que o mundo conheceu, foi “discípulo” de Sócrates. Era assim que se chamava, então, o aluno. Sócrates viveu pelos anos de 499 antes de Cristo e produziu um método infalível de ensinar.Errei, ensinar pressupõe o fornecer informações, de fora para dentro. E Sócrates fazia o contrário, porque, segundo ele, todo o acervo do conhecimento estava dentro, no espírito de cada um e ao “mestre” (era o professor) cabia tirar de lá, fazer parir. Por que esse termo? Explico. O pai de Sócrates, o sr. Sofrônico, era escultor estatuário e o moço fez isso até os 20 anos. Depois resolveu seguir a mãe, a sra. Fenáreta, que era parteira, ajudava a parir.Maiêutica, em grego, é a arte de partejar e acabou ficando o nome do processo que Sócrates usava para “parir” o conteúdo do espírito.Começava pelo chamado “Ironia”, quando era detectado o erro no conceito emitido.As dores do parto. Tudo certo, começava a nova fase, a maiêtica propriamente dita, em que Sócrates não afirmava nada, só fazia perguntas e não “qualquer” pergunta, como ousam fazer, hoje, os que abusam do processo socrático. Fato é que o filósofo conseguiu que um escravo grego, analfabeto, demonstrasse um Teorema da Matemática! Isso não é fantástico?!A Matemática acessível a todos, de forma fácil.No entanto, essa ciência simples, porque “exata”, causa pânico entre os estudantes...desaprendemos de “pensar”. O atual sistema de Educação ajuda nisso.É o “limpa banco”. Aprendeu metade ou um pouco menos do que deveria? Está aprovado! ERRADO! Matemática é como a construção de um prédio, de uma casa..Tijolinho após tijolinho, todos (os conceitos da Lógica), erguem as paredes. Ou não dá certo, como não tem dado certo, você sabe disso. Não se constrói uma casa ou um prédio com...pedaços de parede! Volto ao Sócrates, cujo lema era: “Conhece-te a ti mesmo”, escrito em ouro, no Oráculo de Delphos.. Note, meu amigo, como esse filósofo continua atual. O conhecer a si mesmo implica em saber das potencialidades de cada aluno, não é? Pois bem, o primeiro capítulo da nossa “Lei de Diretrizes e Bases” da Educação reza: “Desenvolver todas as potencialidades de cada um, para o exercício pleno da cidadania”.. Que bonito seria, se verdade fosse
Sócrates foi condenado a tomar a cicuta e, nos últimos instantes de vida, conversava com Platão.Uma pena que Platão fosse gay.. Poderia ter gerado uma porção de filhos gregos que soubessem”pensar”. Os gregos deixaram de pensar e passaram a gastar, indiscriminadamente, com irresponsabilidade fiscal, provocando a atual crise, que, em menor escala, se assemelha àquela internacional , norte-americana no início, depois espalhada pelo mundo. A globalização faz isso e, como ninguém sabe onde os tentáculos desse polvo vão chegar, a União Européia, onde a moeda é o Euro, reunião após reunião, fornece à Grécia endividada uma tal porção grande de dinheiro, já com medo do caldo de cultura fácil, na Espanha e em Portugal.
Que “zona” que virou essa zona do Euro! Nem sei escrever o tamanho desse dinheiro todo! O Brasil é bonzinho e, via FMI, ajuda.E, sabe, a solução disso tudo é simples e começa na sala de aula, com o desenho de um porquinho simpático, no quadro-negro. Nele se faz um “fundo familiar”,onde seriam colocados apenas 5% do ganho mensal da família., sempre, para a época das vacas magras. Aprendi isso em “Economia Doméstica” que havia, no meu tempo, antes de o mundo ser iludido pelo “modo de vida americano”.. Pé no chão, amigos, tenhamos o “nosso modo – e possível - de vida!”. Dá sempre certo.
daidypeterlevitz@hotmail.

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.