27 de maio de 2010

Quem sabe, dando “dinheiro” à natureza, ela nos perdoe, não é?!


Eta mundo interessante, o de hoje, sem falar em política, mas no meio ambiente, especialidade da Marina, a senadora, pré-candidata a suceder o Lula.
Bem, a Europa toda já teve uma floresta bem verdinha. E sabe o que ela fez com isso? Consumiu com mais de 95%!!! E veja que ironia, para não dizer que seja piada de péssimo gosto, agora...esse pessoal quer ensinar a nós, brasileiros, o como “tomar conta” da Amazônia, que cobiçam muito! Prefiro as piadas do bocudo José Simão: “ O Papa é contra a camisinha. Ele que não a use!”...
Há um outro fenômeno a preocupar botânicos e ambientalistas. É o chamado “embranquecimento”, que ocorre nas costas da Bahia, do R.Grando do Norte e do Ceará. A causa foi atribuída ao aquecimento global. Maior aquecimento, maior a evaporação, sobe a temperatura das águas e bilhões de algas morrem! Essas algas são alimento de outras espécies, que...sem alimento, acabam morrendo também! Estas, por sua vez, alimentam outras ...a “cadeia alimentar” é assim, ninguém consegue maginar o tamanho dos danos, porque a reação da Natureza também é em cadeia....
Outro assunto: A Hidrelétrica de Belo Monte, no oeste do Pará. e que seria a terceira maior do planeta. Há muita polêmica e isso é bom. Quando todos pensam de forma igual...todos devem estar errados! A construção afetaria, entre outros, a chamada Volta Grande, do rio Xingu, que é exclusiva proprietária de muitas espécies de peixe (há dúvidas), porque , entre outros ictiólogos, Paulo Bckup, da Federal do Rio de Janeiro, afirma da dificuldade em calcular o dano “numa fauna em que quase metade das espécies ainda não foram descritas”.Já o pesquisador do Museu de Zoologia da USP, Flávio César Thadeo de Lima afirmou: “Não sei qual o tamanho da nossa ignorância, mas sei que ela é bem grande!”. Portanto, nada de muito certo sobre o tamanho dos danos. Desconfio da inoperância do Ministério da Pesca.
Outro assunto e...por mera consciência, também não há como calcular os danos.
O dia 20 de abril, explodiu e afundou uma plataforma, nas costas dos States. Desastre total, talvez o maior ecológico, na história do país do Obama.A plataforma está a 1500m de profundidade, com vazamento de petróleo. Muito petróleo? Aí depende. Depende competência, da isenção de quem responde.
A possante, toda poderosa British Petroleum, a responsável pela plataforma, segundo os últimos noticiário sugerem, ela já deveria saber, dias e até horas antes do desastre, que algo estava errado (tragédia anunciada?), com a formação de enorme bolha de gás, sob a dita plataforma. No entanto, nem a poderosa British nem órgãos reguladores deram a mínima. Nenhuma ação foi tomada e o resultado ficou negro. Petróleo e mais petróleo se espalhando pelo mar e já ameaça as costas de cinco Estados americanos.
Ainda não se sabe, ao certo, o quanto dele. Uns afirmam que são 5 mil barris, ao dia. Outros, que pode ser o quíntuplo disso. Ainda outros que o desastre seja 15 vezes maior! E, quando digo “outros”, não falo de leigos.
Fato é que, também não leigos temem que mais de 600 espécies estão em perigo. 445, em espécies de peixe; 134, de aves; 45 de mamíferos e 32 entre répteis e anfíbios..
Obama já prolonga a proibição de tais perfurações, por lá.
Depois de tantos dias (mais de35), uma tentativa em cessar o vazamento negro foi feita, a partir das 15h do dia 16 de meu e com maior racionalidade. Injetar pela tubulação lama e depois cimento. O resultado final seria conhecido depois de uma 24 ou 48h. Porém, logo na manhã do dia 27, um alto funcionário da Britsh informou que o vazamento parecia haver cessado. Como, “parecia”? Algo de tão negro e imenso não é difícil de ver, nem a que seja míope, pô!
Aguardemos, pois, mas...já sabendo que dinheiro a Natureza não vai aceitar!
daidypeterlevitz@hotmail.com

Um comentário:

Ivoninha disse...

Oi Daidy! Li mesmo sobre este fato da morte em série de algas, e suas consequências terríveis ao biossistema... E a mata atlântica, o que restou dela? E os animais traficados? E este desatre tenebroso nos EUA? O homem ainda não entendeu que a Mãe Naturezas exaure... E que nós iremos nos exaurir com ela!!!!!!!! Bjs Ivoninha

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.