25 de maio de 2010

Salada de frutas, sabor de Dunga e de outros temperos

Daidy PeterlevitzS

Sempre que faço uma salada, uso o @, mas, cruz credo! Não é uma arroba de salada, não! Seria um acinte à paciência dos leitores. O sinal é só para separar os ingredientes.

@ Futebol é tudo no Brasil

Cada conhecimento pode ser classificada em uma de quatro categorias: o conhecimento leigo, o técnico, o científico e o filosófico. O leigo é o conhecimento que se adquire informalmente, sem um especialista ao lado; o técnico é a prática, é o usar do que a ciência conclui. O científico é o que resulta da passagem pelo método positivo, aquele que observa, anota, levanta hipóteses, experimenta, conclui e passa por estatística. É a busca da relação causa-efeito. O filosófico indaga quem somos, de onde viemos e para onde vamos.Pois bem, o futebol, no Brasil, junta isso tudo e acaba sendo uma filosofia de vida..com tantos juízes quantos torcedores existem.Todos dão palpites!Havia enorme expectativa – no Brasil e no mundo – sobre o convocar os craques da nossa seleção, pelo Dunga. Depois houve uma palpitagem toda “por que não o Neymar e o Adriano? “ “Quem foi convocado e não deveria?”.Nesse sentido, o Dunga me pareceu um “Atlas”,não aquele livro de mapas, mas sim o primeiro rei da mítica Atlântida. O rei era também chamado de Atlante, na mitologia grega. Pois bem, ele foi condenado, pelo Zeus, um poderoso rei, a segurar o mundo nas mãos, pelo resto da vida. Esses deuses tinham cada uma! Então, o Dunga segurou a pressão do mundo todo, depois da escalação, mas saiu-se bem, numa entrevista, quando foi considerado um conservador. Respondeu mais ou menos assim: Por que conservador? Simplesmente porque tem dado certo!.Nossa expectativa é grande e aumente com o se aproximar junho. Soube que até uma professora estudava os dias dos jogos da nossa seleção e comprava com seus compromissos. Havia um impasse, entre as datas de dois jogos, quando a mestra deveria aplicar exames , ao final do semestre letivo.. Quem é que vai pensar em alguma matéria escolar em dias de jogos, ora pois! O problema é dela, eu estou aposentada.

@ E o Lulinha paz e amor que fique longe dos craques. Ele dá azar! Sorte também ele não teve, na tentativa de eliminar as sanções impostas ao Irã. Pois é, excelência, a cadeira cativa, na ONU e com direito a voto, vai ficando cada vez mais distante! Quem manda se grudar a ditadores...

@ No domingo, fui com amigas visitar Jacutinga, Monte Sião e Serra Negra..Cáspita! que malhas mulambembes nas duas primeiras cidades. Serra Negra valeu, pela variedade e pela qualidade. O que mais valeu foram dois fatos. A minha amiga, - e de vocês, Ivoninha, nasceu lá!!!!!. a cidade ganha com isso! no final da tarde, encontrar grupos de pessoas à espera do ônibus, na volta. Conversei com um grupo de Itatiba, com outro de Ribeirão Preto e, que beleza! Com um de Sumaré! Eu lecionei no Dom Jaime de Barros Câmara, de lá e, por coincidência, conversa vai, conversa vem, naquele grupo estava a Zizi Ribeiro Garcia, uma leitora minha, no Jornal de Nova Odessa..Meu abraço, Zizi!

@ Honra ao Mérito. Quero enviar fervorosos parabéns à Dra. Maria de Jesus R.G.Espadinha e à colega Fanny Olivieri, uma historiadora, que, neste dia 21 receberá o título de Cidadã Emérita, pelos relevantes serviços prestados ao Município de Americana. Orgulha-me o ter estudado com você, grande Fanny, meu abraço!

@ Finalizo, daidypeterlevitz@hotmail.com

Um comentário:

Ivoninha disse...

Oi Daidy! Obrigada por referir-se a mim com tanto carinho, minha leta predileta... Mas, infelizmente não sou serranegrense de nascimento... Amo Serra Negra,desde menina quando viajava para lá na companhia dos meus pais... Mas, sou filha da "Selva de Pedra",com alma serrana... Bjs Ivoninha

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.