26 de julho de 2010

Porco...na sombra!

Este texto eu o escrevi (nem me lembrava mais), há muito tempo...acho que do José Dirceu, quando ministro.)

E, sabe,...hoje, é Dia da Vó, 26 de julho e...como nenhum neto, nem neta, nem filho, nem filha...costuma saber e cumprimentar, nesse dia, EU vou fazer isso e dedicar a toda vó do mundo, esse texto.

Meu nome é Daidy, também vó. Um abraço carinhoso no rosto em que as rugas contam as histórias das famílias.

Na TV assisti a um filme em que um jovem cirurgião estava viajando, nos Estados Unidos, a empossar-se em importante cargo, em renomada clínica.

No caminho, ao passar por uma cidadezinha pacata e limpa, derrubou a cerca de madeira pintada de branco, que circundava uma propriedade residencial.

Um só médico – e já idoso - ali fazia os partos, extraia amídalas, operava nós nas tripas. O Prefeito, que também era o Juiz...estava pensando na necessidade de contratar um médico jovem. Por mera casualidade...ele era, também, o proprietário da cerca branca quebrada. Resumindo, o “castigo” do cirurgião-culpado foi o de prestar serviços médicos à comunidade, por um determinado tempo.

Todos os atendidos, respeitosamente presenteavam o médico em espécie e um dia, ao curar um garoto de forte crise asmatica...ganhou uma linda porca cor de rosa, limpinha e gorda. (Aos suínos não fica bem regime alimentar).

E lá ia nosso jovem, pequeno de estatura, mas sempre na vertical, a puxar a linda porca, de igual estatura, sempre na horizontal. Lógico que viram esse filme!

Ainda na TV, canal rural, assisti a um documentário sobre criação de porcos e, não é que o bichinho lipídico não resiste às mudanças de temperatura e que...a sombra lhe faz bem?!

Passei a olhar os porcos com muito maior respeito, sem pensar só no lombo assado nos almoços de domingo.

Sempre na TV, canal do Senado, ouço um Senador muito brabo com o Ministro-chefe da Casa Civil. Explico: o Ministro-chefe da Casa Civil goza da sombra nos círculos do poder federal. Só que...a oposição não lhe dá paz! È pedido de CPI sobre o amigo Waldomiro Diniz; é pedido de CPI sobre o dinheiro que o PT teria recebido do narcotráfico durante a campanha em que o querido Lula foi eleito...essa oposição não compreende nada! E você nem vai acreditar, o tal Senador nem sequer entendeu a imensa pressão e a imensa indagação a que está sujeito o Ministro-chefe da Casa Civil. A insensibilidade chega a ponto tal que, agora, quer saber, ainda por cima, o porquê de o Ministro ter convocado um atirador exímio para lhe dar aulas de tiro...ao “Álvaro”!

Aposto que o Senador nem conhece Adoniran Barbosa: ...de tanto levá frechada no perguntar, meu peito, sabe o quê pode virá? Tauba, de tiro ao Álvaro...num tem mais onde furá!...

O curioso Senador quer saber, ainda, quantos tiros o Ministro vai mandar bala, ao dia, porque a lei diz que, só 50 cartuchos, ao ano, podem ser adquiridos. O que daria...uma só bala ao dia!

Balas!! Digo, bolas!!

Então, um Ministro-chefe não tem o direito de usar quantos cartuchos quiser, seja de garrucha, pistola ou pistolão, nessa guerra política?

Claro que tem! Ele foi exilado, não perdeu as convicções e fala bem...menos que o óbvio “lulante”!

Graças a Deus que, nem eu, nem você, leitor, vivemos sob pressão nenhuma...a não ser os das contas em fim de mês! Não é o meu caso, porque, como professora, tenho uma aposentadoria e tanto...mas, se você ganha pouco, gaste menos! Coma menos! Não engorde! Engordar é essencial para os porcos e para os Bancos, pôô!

Ainda na TV, soube do caso da coitada da Terri, nos States. Sem oxigenação no cérebro, devido a um grave problema cardíaco, há 15 anos ela está um vegetal! Alimentada e hidratada por aparelhos... e não é que o marido fiel, que já tem outra mulher, conseguiu que um Juiz autorizasse a retirar as máquinas, com hora marcada?! E deixar a esposa, a quem jurou amar e proteger, na alegria e na tristeza, na saúde ou na doença...morrer, jogada na cama, impotente, sozinha...de fome e de sede?! Às minguas?!

Os pais dela foram contra e conseguiram, de um Juiz, evitar essa eutanásia. Só que o marido fiel voltou a insistir e...um Juiz...um Juiz...mandou matar e...os aparelhos foram retirados!! A moça Terri levará de 10 a 15 dias, para morrer de fome e de sede, no mais rico país do planeta!!

Há um velho ditado: “em cabeça de juiz e bumbum de criança... deixa pra lá! Deixa pra lá! Confiemos no...Final!

Mas, devo reconhecer. Sempre achei o Bush um Presidente enorme, um Presidente grande, um Presidente poderosa e imensamente...burro! mal intencionado! Pseudo deus do Olimpo!...

E não é que ele, no afogadilho, e, modéstia à parte, depois de ler este texto...baixou um decreto, proibindo a eutanásia?!

Lógico que o decreto só vale nos Estados Unidos. Bolas! Digo, balas pro resto do mundo.

Tadinho do Bush! Acho que o problema dele é sério...um tanto familiar. A esposa dele, um canhão perto da nossa primeira-dama, deve ser mandona, “em casa”. E...como auto-ajuda, canhão dentro, bombas fora! Subalterno dentro...imperador do “universo” fora!

Os aparelhos...pelo santo decreto, serão religados na pobre Terri!

- Inda que mal lhe pergunte...qual é a relação, a conclusão entre esses fatos todos e...o porco na sombra?
Sem sombra de dúvida, queridos leitores, duas são as nítidas conclusões: a minha e a sua.Já tive o trabalho de escrever. Você tem a obrigação de pensar e concluir onde é que há porcaria nisso tudo. A minha conclusão é que...estou vendo televisão demais!!

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog