12 de novembro de 2009

A "Era da Pedra" não terminou...por falta de pedra!

Houve substituições no uso dela.
Povavelmnte, a "era do petróleo" terminará... sobrando petróleo. Não tenhamos, nele, a esperança de que será o remédio a todos os males dos brasileiros! sejamos objetivos, nada de paixões inspiradas pelo carisma, nada de "achômetro"!
Achômetro é mera opinião e...opinião é o mais baixo grau do conhecimento!
O amigo/amiga crê que, dos 220 países do planeta, tirando os 27 que são produtores de petróleo...os demais todos ficarão de "boca aberta" e inativos, a aguardarem a extração das imensas riquezas do pré-sal?!
Ledo engano.
Já há, no mundo, inúmeras tentativas à cata de matrizes energéticas não poluentes e sustentáveis!
Historicamente, tanto lá fora como no Brasil, outras "eras de riquezas" houve. Recordem o tempo da borracha, do açúcar, do cacau, do café, do ouro, etc e...na verdade, o povo simples, menos favorecido, comum...após todas essas "oportunidades"...continua o povo simples, menos favorecido, comum!
O povo comum não tem cartel, nem meios, nem safado o é, a ponto de se organizar de forma a render-se aquele tanto da riqueza nacional, que lhe caberia! Mas...nunca chega-lhe a vez!
Lá fora deve ser a mesma história, porém, neste meu imenso, querido, rico Brasil...há uma desgraça agasalhada entre os poderosos, que é a impunidade...sempre dando asas largas e cobertura à corrupção!
Não nos iludamos, mormente em ano pré-eleitoral. Tanto os do governo e base aliada, como os da oposição... logo vão tentar, novamente, colocar uma nesga de esperança no peito do povo comum...que é muito numeroso...representa muitos votos!
Saibamos peneirar tudo, via espírito crítico, via objetividade... e lembrar que o povo comum é, sempre, usado...até na definição da democracia: o poder emana do povo, e, em nome dele é exercido. Uma piada histórica!
Salvo raras exceções, chegado ao poder...o "cujo se sente poderoso" e..."o poder corrompe. O poder absoluto corrompe, absolutamente"!
O desejo de ter poder absoluto sempre transparece...até nas brincadeiras, quando um presidente adulador do chavismo (que prega a guerra!)... diz ao vice doente, José de Alencar: ...bem que poderíamos ficar por mais cinco anos, não?
Fato é, amigos, que, apesar da fanfarronice com que, diariamente, insistem em contar dos "grandiosos" feitos... (alguns os há, sem dúvida), apontem-me, por favor, se o povo comum, menos favorecido, simples, pode estar gozando de ótimo atendimento na saúde pública; que ele logo é atendido, sem filas, sem esperas longas, que não há desmáios nem falecimentos enquanto isso!
Apontem-me, também por favor, que o narcotráfico foi debelado, que nossas equipadas forças armadas desorganizaram o crime organizado! E, por favor...afirmem-me que o brasileiro pobre tem excelentes escolas, professores sábio e bem pagos...o analfabetismo ´s coisa vencida!!
Só assim, meus amigos, irei crer nas fanfarronices carismáticas e palanqueiras!!!

E, querira Deus nos ilumine a escolher bem a nova turma...que tenha o olhar a um Brasil novo
não assentado a desfrutar das riquesas, e que...lute de forma enérgica, a que parte do "fundo soberano" do pré-sal seja dedicado às pesquisas de novas matrizes energéticas verdes e sustentáveis...! só assim, não perderemos, mais uma vez, o bonde da História!
Lembremo-nos, sempre... A "era da pedra" não terminou por falta de...pedras!


Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog