10 de novembro de 2009

Nossos pêsames, desde já, às famílias de quem “precisa” dos Genéricos!
Daidy Peterlevitz
Antes do assunto, uma palavra minha. É ano pré eleitoral...muitas campanhas já estão por aí e, justo por esse motivo, meus textos aos jornais omitirão os partidos de alguns políticos que menciono e que, sempre, mereceram meu respeito, pela “ficha limpa”.
Somente lidaremos com os assuntos, com as idéias. É isso que professor-escritor deve fazer, menos em seu blog, claro.
Na quinta, 5, já em final de expediente, fiquei muito, muito preocupada, quando o senador Heráclito Fortes,do Piauí, denunciou, entendi assim, o fim dos “genéricos”!
De forma alguma isso pode ocorrer, mas esperei maiores informações e, só na segunda, 09, soube de alguns fatos lamentáveis que poderão piorar, ainda mais, a saúde pública, já na UTI!! Nem gostaria de mencionar as filas, doentes desmaiando, até morrendo, grávidas dando à luz em cadeira de corredor, hospitais sem médicos, hospitais com aparelhos de última geração...apodrecendo sem uso...remédios faltando, remédios encaixotados e já vencidos, remédios roubados e alhures vendido, uma verdadeira baderna institucionalizada aos menos favorecidos e – notem a ironia – depois da longa cobrança do CPMF, que era, justamente, à saúde, mas...pá daqui, pá de lá, desvia daqui, manda prá lá, bota no bolso, rouba lá, é o esboço de nossa saúde pública. Sem contar os erros médicos, de “profissionais deformados” por escolas sem qualidade...eu não quero falar sobre isso. Mas, nesse contexto, caso eu precisasse de dr., escolheria um de barba branca, porque, do restante, muito obrigada, sei morrer sozinha!
Nesse rolo, há, só para que fique claro,duas “digladiadoras, nesse palco”. Anvisa -, que é a Agência nacional de VIGILÂNCIA sanitária. (Não errei na maiúscula não! é para “vigiar” mesmo) e a tal de Inpi – Instituto nacional de PROPRIEDADE industrial (também não errei na maiúscula não! é ter “propriedade” mesmo), e lucrar muito com isso! Com o n.9.787, de 1999, ficou instituída a “Lei dos Genéricos”, que aumentava a VIGLÂNCIA e ela foi de autoria de José Serra , de S.Paulo, então ministro da Saúde. Verdadeira conquista aos pobres e (aos nem tanto, ninguém é besta em pagar mais !) no mesmo programa, a imensa vitória que o Brasil exibe, no trato à AIDS.
O Inpi é assim: .vai daqui vai prá colá, tudo deve ser muito lucro, ficou frustrado com “Os genéricos”e, desconfio, recebendo muita “grana de fora”, conquistou o nosso “desgoverno”, que decidiu assim: a “VIGILÂCIA não manda mais nada! ...
Só relembrando, eu pesquisei, das 1.346: de patentes de remédios, pelo Inpi, 161 foram barradas pela Anvisa, por irregularidades., e as 988 patentes confirmadas, quase que à...metade, sérias restrições foram feitas!

Á industria nacional, que gera empregos e renda ao povo.
Genéricos, nunca mais, a não ser que acordemos!Agora, as palavras do senador, médico Papaleo Paes, “ A mudança indica que o governo federal agiu em pró dos grandes conglomerados farmacêuticos multinacionais. Com uma só tacada, o governo Lula conseguiu atingir o povo brasileiro. De um lado, prejudicar o povo simples que precisa todo dia, de remédios e, de outro, desfere um duro golpe na indústria nacional, que gera emprego

e renda, ao povo .
Inda bem que pago a Unimd , inda bem que, na minha cabana, só tenho é picrato de butezin...costumo queimar-me, na cozinha!
daidypeterlevitz@hotmail.com






Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog