30 de novembro de 2009

Oração dos Idosos.

Sou a Daidy e, muitos, muitos anos atrás, lembro-me de ter redigido uma “Oração da Pátria”, para um 7 de Setembro, em Nova Odessa., naqueles difíceis anos de transição entre o arbítrio e a tentativa da Democracia, ainda incompleta, hoje.
Minha Oração da Pátria ...lembrava os dramas todos e nomeava os “Girassóis da Rússia”, transformado em filme. Com Sofia Loren.
Mas...sabe, naquela época, havia armas aqui e ali, a se apontarem todas, de forma geral. Eram os finais das guerras...
Guerras ainda inconclusas!
Porém, jamais vi ou soube, durante essas guerras todas, de tanta violência contra os incapazes IDOSOS! Todos sabem disso e resolvi redigir este texto:


ORAÇÃO DOS IDOSOS.

...me perdoe, filho, se ando bem devagar...quando já fui apressada! O corpo fica mais cheio, o metabolismo é outro...idosos ficam pesados!
Me perdoe se me esqueço das palavras certas! Ri muito, quando minha mãe me disse: gostaria de um sanduíche de “quejunto e preijo”! Não ria, acontecerá com você!
Me perdoe se a memória falha...”vi o jogo todo do Corinthians e...o Reinaldo fenômeno marcou os dois gols!
Me perdoe se o lindo tapete da sua casa me enseja convite a mais um tombo!
Me perdoe se, ao comer em sua mesa, minhas trêmulas mãos derrubem comida na mesa ou no chão!
Eu achava lindo quando você fazia isso, quando neném!
Não se irrite comigo! Tenho procurado fazer o melhor posso!
Entenda-me, quando eu , sem o perceber, fico vagando pela noite, em sua linda casa, em busca do banheiro! dou trombada e...derrubo algumas coisas! precisava fazer xixi e... me esqueci onde ficava o banheiro!
Me perdoe quando me esqueço das datas importantes, como os dos “relatives” da família, importantes, que nem sabem que eu existo!!
Me perdoe em precisar de tantos e de não ter ninguém por perto!
Sou apenas mais uma idosa...quem é que liga prá isso?
Bota no asilo!!
E se esquece disso, que o importante é ganhar dinheiro, ostentar riqueza... e prosperidade!
Vânitas vanitatem!
Eita mundo doido!
Me perdoe se, ao atravessar a rua, eu precise da ajuda de alguém! Meus olhos andam embaçados...já não vejo o mundo como ele é...
Me perdoe! Meus ouvidos não conseguem sequer ouvir os apitos dos guardas: pode passar ou não!...alguém me ajuda?!!...quem é que ama os IDOSOS?
Para finalizar, minha “ oração” termino assim: Deus queira que o poderoso Lula entenda a real situação do País, que saia do palanque...ou escolha outro!.

A Dilma...não tem história que a "marque" - o que foi que ela fez, até agora com os brasileiros?
ZERO.
E sou muito brasileira, me perdoe!




!





2 comentários:

Ivoninha disse...

Oi Daidy! Vc sempre conseguindo me emocionar... Minha mãezinha é anosa, idosa como queira chamá-la... Mas, ostenta uma disposição de fazer inveja à muita mocinha por aí... Lê jornais todos os dias, interessa-se em aprender coisas novas, emociona-se ao ver um passarinho ou ao ouvir uma bela música! É o sol da minha vida... Mas, em contrapartida também sou boa filha... Daidy, que JESUS te abençoe e queira Deus que os idosos que agora podem contar com seu Estatuto possam ser mais respeitados... Bjs Ivone

Ivoninha disse...

Oi Daidy! Vc sempre conseguindo me emocionar... Minha mãezinha é anosa, idosa como queira chamá-la... Mas, ostenta uma disposição de fazer inveja à muita mocinha por aí... Lê jornais todos os dias, interessa-se em aprender coisas novas, emociona-se ao ver um passarinho ou ao ouvir uma bela música! É o sol da minha vida... Mas, em contrapartida também sou boa filha... Daidy, que JESUS te abençoe e queira Deus que os idosos que agora podem contar com seu Estatuto possam ser mais respeitados... Bjs Ivone

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog