10 de agosto de 2010

Periscópio sobre o exercício da cidadania.
Daidy Peterlevitz

Hoje vai sem o sinal @ para não ficar repetitivo, chato e...”pesado”. Vou abusar do “asterisco”, um sinalzinho simpático em forma de estrela, cujo nome vem do grego (asterisko).. Na escrita significa o convencional ou serve de remisão. Dos pecados, não, viu? Ele nem se parece com as (felizmente) abandonadas...”indulgências”! E, também não vale chamar o coitadinho de “asterístico”, termo mais apropriado, creio, a filmes bobos de ficção boba. Asterisquemos, pois!
* Em nossa última prosa, no final de alguns argumentos, eu disse que deveríamos votar no menos pior, lembra-se? Vamos esclarecer.
* Menos pior de que o eleitor tem notícia, mas não basta, é pouco demais, insuficiente para o exercício da cidadania...
* É bem verdade que o “exercício da cidadania”, desse povo hospitaleiro e tão ainda desigual, não é entendido da correta forma. E o será, tamanha é a confiança que deposito em cada e em toda etnia que forma o nosso Brasil, tão rico e tão pobre, ainda, no resgate dos valores dos antepassados do além mar...Asteriscando, tentarei fazer mais claros os sentimentos que povoam meu coração e as lógicas razões que circulam no cérebro desta mãe, professora e, de tempos, a cronista que proseia com o leitor , toda semana..Haja paciência dele! Mas, sou xereta, teimosa, muito insistente e...
* Agradeço a Deus, qualquer nome que “Ele” tenha, em haver-me presenteado com a honra em ver, em cada ser humano, o que de bom nele existe e de buscarmos, juntos, alguma solução para o restante.Deu certinho, uma beleza, enquanto mãe, enquanto professora e é justo a essa parte boa, de cada um, que ouso prosear com.
* O que é o progresso, o desenvolvimento de um país? Ser rico, ter muito petróleo, muito poder?
* Não foi o mais poderoso país do mundo, acaso, a desencadear a crise internacional, pelos desmandos todos, do sistema financeiro e de cada americano, sempre à busca do “modo de vida americano”, sedento de comodidades, de casas lindas, de novos carros, em...bairros e clubes mais...”conceituados”? O consumismo no lugar do progresso verdadeiro, de valores, de princípios que elevam, países e pessoas?
* E sem mencionar as inúmeras viagens do Lula, aos países todos...sempre na busca da cadeira cativa na ONU , o prestigioso vice, José de Alencar assumiu o país, por 500 dias, em relacionamentos do Lula, comerciais sempre!
* Tudo é dinheiro!! A posse, a alimentar o selvagem capitalismo...de sempre! A mídia televisiva, como ajuda nisso, contando que tantos milhões saíram da miséria, porque...consomem mais! Uma beleza tudo! Consumir, sim, mas fazer disso o objetivo primeiro da vida, não!! Pelo menos para mim, que planta e colhe muito, do quintal.E, se puder de ser útil, amigos, deixem, por agora, as novelinhas...tornem-se cidadãos de verdade! Não é votar no pior, é saber a escolha certa, sem ligar à propaganda, sem dar trela ao consumismo, e nem às estatísticas!
*Enfim, é assistir a tudo, ouvir os noticiários, seguir as entrevistadas da Globo, nesta semana e não aceitar nada, de pronto!
*E sei que você sabe pensar por si, se bem informado!
*Informar-se é, de forma simples, o “exercício da cidadania”., para saber escolher quem vai preparar o Brasil para os filhos, os netos, os bisnetos. E com os reais valores que...o dinheiro não compra! Pense nisso, ao votar.
daidypeterlevitz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog