2 de março de 2011

Mulheres, mulheres de todas as cores: espinhos e fkores!

Mulheres, mulheres de todas as cores, muitas são flores, outras só espinhos!

Daidy Peterlevitz

“As rosas é que são belas, os espinhos é que picam; mas são as rosas que caem, são os espinhos que ficam”.A natureza é equilibrada, com as diferenças todas. Se tudo fosse igual, seria monótono! No dia 08 se festeja o dia internacional da mulher. A todas, a minha homenagem, principalmente às Amélias.Talvez os mais jovens não conheçam essa música popular brasileira, de Ataulfo Alves com Mario Lago. Só lhes conto um oedacinho: “Ai, que saudades da Amélia....aquilo, sim é que era mulher, de verdade! Às vezes passava fome ao meu lado e achava bonito não ter o que comer...e quando me via contrariado, dizia: meu filho, o que se hpá de fazer...? Amélia não tinha a menor vaidade, Amélia que era mulher de verdade...”

Não sou do tipo manteiguista, prefiro pensar nos dois lados. As mulheres conquistam espaços, tanto no setor privado, como secretárias, chefes de departamentos, empresárias de sucesso, como no público, como vereadoras, deputadas, senadoras e...chegamos à Dilma, presidenta! Quem, de fato, é a Dilma? Torço por ela, mas tenho que pensar ambos os lados..Pelo que sei, Dilma é uma, o ex-Lula é outro e ela tem caprichado onde ele não fazia isso. Ela é de gabinete, do trabalho, séria nada de palanque; ele era do falatório e do fazer circo. De público, ela tratou de temas que ele deixava de lado, como Educação,, Direitos Humanos, Rigor Fiscal, Liberdade de Imprensa. Então, seria o ano n. 01 dela e não o 09 dele. Agora...quanto à corrupção, silêncio dos dois. Veja o caso da Erenice Guerra, demitida por tráfico de influência e nepotismo.. A Dilma a convidou para a posse. Vá lá que seja, foi só um convite. Porém, depois foi reconduzir o Sarney à presidência do Senado (já fica turva a água); depois, o amigo do Sarney, Agaciel Maia (o dos “atos secretos”, lembram-se?), virou diretor da Comissão de Finanças da Câmara do ...Detrito Federal, (a água escurece); um réu do “mensalão”, João Paulo Cunha, foi indicado para, justamente, chefiar a Comissão que analisa a legalidade de tudo o que tramita na Câmara dos Deputados e...a Dilma ficou quieta, não impediu! Também não deu ares de graça quando o ministro do Turismo fez...turismo num motel, com dinheiro público! Também não reagiu, com a nomeação, pelo Planalto, justo daquele servidor que se prestou a quebrar o sigilo do caseiro, que levou o poderoso Palocci à renúncia da Fazenda. (A água fica preta). Sabem, meus amigos, por mais que me prometesse meu chefe (nunca o tive, graças a Deus), jamais eu faria algo em desacordo com minha consciência. O funcionário tem que ser ÉTICO, MESMO QUE O PATRÃO NÃO O SEJA! Ainda é cedo, dá tempo em desfazer o mal feito e, se a Dilma não fizer isso, então ela não é a Dilma que eu gostaria que fosse! Mulheres...!

Sabe, minha camaradada? Eu gosto do ponderado Palocci. Ele, ministro, nada mudou do certo que os governos anteriores vinham fazendo, na Economia. E a crise feia, provocada pelo país do gingoso e elegante Obama...só ficou “marolinha” e não tsunami, por causa disso. Não foi obra do Lula não!! Agora, o Palocci errou, a meu ver, quando mentiu não freqüentar aquela casa, um tanto suspeita. Que besteira! Todo mundo sabe que homens têm muito hormônio e dão suas voltinhas. Mulher é diferente, tem que ser fiel e, até hoje, um caso ainda não consegui digerir.Já faz tempo que o petista Celso Daniel, prefeito de Santo André, foi torturado e morto...por causa de um dossiê O irmão dele, Bruno, quis esclarecer tudo, contou o que havia ocorrido, o caso tomou vulto com o assassinato de seis testemunhas e duas mulheres, duas esposas vieram depor. Uma delas, a do Bruno, confirmou tudo e defendeu o marido com unhas e dentes.Mulher flor. Eu faria o mesmo, já fiz e farei novamente, se marido eu ainda tiver. Podem os cabelos serem brancos, mas o cujo deve ser saudável, bonito e rico...porque, pobre e feio...nem aos 75 anos eu aceitaria. Bem, a outra cuja, a esposa do Celso Daniel, foi morna, aliás, foi fria mesmo. Ela não socorreu o marido!!! Mulher espinho. Fiquei desconfiada, ela protegia os petistas. Por que? A troco, lógico, de alguma promessa. O Sr. Bruno, o irmão do Celso Daniel, que pretendia esclarecer o assassinato...foi tão ameaçado, mas tão ameaçado, que pediu asilo em outro país. Vive na França, porém, pelo que vi nele, a fome pela justiça e pela verdade...o Bruno não se calará não e tenho a intuição de que ele tem aquele dossiê do Daniel. O tempo é o pai da verdade...

.Passados tantos anos...acabo de acreditar que o silêncio dela foi mesmo “comprado” e foi aprendendo no entretempo, porque a Dilma acaba de nomear essa pessoinha, de nome Mirim Belchior, esposa do assassinado Daniel, para ser Ministra do Planejamento! Planejar ela soube, sim, e minha pergunta continua: : Dilma, que tipo de mulher és, de verdade?!

daidypeterlevitz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog