6 de outubro de 2009

“Nosso Brasil” e o jeitnho de ser, de todo o mundo! Eta...nóis!
daidypeterlevitz@hotmail.com

O meu “Brasil” é formado de pessoas de todas as partes do mundo!
Aqui vieram os antigos imigrantes, em busca de trabalho...e como eles trabalharam, pô!
Em cada pedacinho de terra, os japoneses plantaram, nos deram testemunho da eficiência, da pertinácia, da paciência...!
Nossos japoneses são um exemplo ao Brasil! Eles são “nosso” patrimônio!.Amo os japoneses!
E...o que falar dos imigrantes italianos? Amo os italianos, até me casei com um... E dos alemães,? Amo os alemães, amo os suíços, amo os portugueses (oi Alcides Gonçalves Sobrinho, como tá tu? Me esqueceste?...Amo a minha Letônia, da música, do amor, da religião e da arte! Amo a Fazenda Velha, aquela Escola e aquela Igreja...eu fui lá, de charrete, junto com a professora Angélica Pereira e ali encontrei crianças lindas, brancas, de olhos azuis e dividimos um lanche, na hora do recreio, à sombra de possante árvore frondosa! Isso foi, se não me falha a memória...há 67 anos! A memória falha, o coração, nunca! Quero enviar meu abraço a todos os letonianos, na pessoa do meu primo Raini Peterlevitz, que é pastor lá na Fazenda Velha.
E o que falar dos libaneses, dos coreanos, e de todos os outros,? Não conheço nenhum escocês, mas gosto daquela gaita.
Sou muito pequena para falar nisso tudo, mas...o coração me ouve!! O coração de todos cujo sobrenome não seja “Touro Sentado” e nem “Pena Branca”. Os índios é que estavam aqui...nós outros viemos de lá fora, de outras plagas e muitos exemplos temos dos “titãs” do além mar!
Todos em busca de esperança, de trabalho, de terra fértil, de água farta, de sol quente...
Somos uma nação que tem o – único do planeta – coração universal!

Fiquei grudada, na sexta feira, nas apresentações todas, das quatro finalistas
Madri, Tóquio Chicago e Rio de Janeiro! E, com todo o respeito que tenho ao elegante – e de ginga !- Obama, fiquei meio que aliviada, quando Chicago sumiu, na pretensão às Olimpíadas! Depois, quando Tókio sumiu, fiquei mais um terço, aliviada. E...sobrou o último terço, que durou 105 minutos de expectativa, de suor, de nenhuma fome!...
Madri ou Rio de Janeiro?
Até que...ufa!...naquele prato lindo, o grande envelope anunciou: Rio de Janeiro!!!
E ainda dizem que no Brasil não há vulcão!
Há, sim, 190 milhões deles!
Democraticamente, um em cada um e do mesmo tamanho!
Sabe, aquele vulcão que não lança material piroclástico, cinza e frio, mas que cobriu o mundo todo, com a paixão, com o amor, com a alegria e...com a alma generosa que meu povo brasileiro, humilde, tem!
Amei ver aquela delegação de gente importante, chorando comigo, pulando comigo e se abraçando!! (Sem o “migo”, eu não estava lá)..
Amei ver as lágrimas do imenso escritor Paulo Coelho, amei...até o chorar e o discurso do Lula, amei a euforia do Henrique Meirelles..amei...
- Um momento, péra aí! Tá “amando” tudo, hoje?
- Data vênia, não! Estou odiando aquele bando dos Sem Terra que, na terça, invadiu uma produtiva fazenda, dos Cutrale, produtora de suco de laranja!
A “explicação” foi de que precisavam plantar arroz, feijão e milho...o que poderia terem feito no espaço entre os pés, mas...o trator deles matou sete mil laranjeiras! Sabe quanto tempo leva essa árvore a produzir frutos? Talvez o mesmo que um pequeno agricultor leva a juntar dinheiro para comprar um trator!Agora, o trator do MST sai mesmo é do meu e do seu bolso!
daidypeterlevitz@hotmail.com
http://www.blogger.com




2 comentários:

Ivoninha disse...

Oi Daidy: Eu também querida AMO OS IMIGRANTES!!! Sou bisnteta de portugueses e espanhóis, né! Adoro os italianos, povo alegre, extrovertido, carinhoso... Salve minha madrinha Dayse, minhas amigas de longa data Andrea Rici, Julia Pizani e a inesquecível Rida Pizani! E vcs letos, além de lindos educados, religioso, inteligentes... E os libaneses povo carinhoso, eta... E os suíços? Minha saudosa tia Lea casou-se com um deles, Paul... Meus primos também se casaram e temos aí uma linda família, os Locher... Também fiquei feliz que pelo ineditismo da escolha de um páis sul americano sediar as Olimpíadas!!! Absolutamente maravilhoso... Bjs a todos, e a vc Daidy... Ivone

Ivoninha disse...

Oi Daidy: Eu também querida AMO OS IMIGRANTES!!! Sou bisnteta de portugueses e espanhóis, né! Adoro os italianos, povo alegre, extrovertido, carinhoso... Salve minha madrinha Dayse, minhas amigas de longa data Andrea Rici, Julia Pizani e a inesquecível Rida Pizani! E vcs letos, além de lindos educados, religioso, inteligentes... E os libaneses povo carinhoso, eta... E os suíços? Minha saudosa tia Lea casou-se com um deles, Paul... Meus primos também se casaram e temos aí uma linda família, os Locher... Também fiquei feliz que pelo ineditismo da escolha de um páis sul americano sediar as Olimpíadas!!! Absolutamente maravilhoso... Bjs a todos, e a vc Daidy... Ivone

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog