16 de fevereiro de 2010

Ainda há tempo de participar!
caros amigos e amigas

iniciamos na quarta-feira passada o curso ciencias do espirito e animagogia.
No primeiro encontro abordamos as diferenças entre a mediunidade e a doutrina espírita, esclarecendo que a mediunidade é um fenômeno universal, encontrado em todas as sociedades e em todos os tempos. Já a doutrina espírita é a filosofia sistematizada por Allan kardec, em meados do século XIX, através da consulta aos espíritos.
Vimos também alguns dos ensinamentos dos espíritos que formam a doutrina espírita, presentes em O livro dos espíritos:
questão 01 - Deus: inteligência suprema e causa primária de todas as coisas.
questão 10 - que os seres humanos não tem o sentido para compreender a natureza intrinseca de Deus.
questão 27 - o universo é feito do principio material e do principio inteligente. Do primeiro, resulta toda a matéria; do segundo, originam os espíritos. E acima de tudo está Deus.
questão 30 - a matéria resulta de um único elemento material (a matéria primitiva ou fluido cósmico universal). E a diversidade de sons, sabores, odores etc. são criadas pelos orgãos de percepção.
questão 36 - Não existe o vazio absoluto. O que parece vazio para nós está ocupado por matéria não percebida pelos sentidos ou pelos instrumentos humanos.
questão 55 - a vida existe em todos os orbes. Todos são habitados e a Terra é um dos mais inferiores.
questão 85 - O mundo espirital é mais importante que o material. Ele pré-existe e sobrevive a tudo.
questão 88 - o espírito para nós (encarnados) não é nada. Mas eles são um clarão, uma luz que vai do escuro ao brilho do rubi, de acordo com a sua evolução.
questão 91 - A matéria não oferece obstáculo para os espíritos. Eles penetram tudo (água, fogo ...).
Na aula seguinte, amanhã, dia 17/02, vamos ver as questões 118, 126, 132, 154, 166 e outras...
O curso tem 60 horas de duração e acontece às quartas-feiras, das 9 às 11 horas.
local: Rua 9 de julho, 1380, sala 15.
aproveito para divulgar dois audios em que um preto-velho fala sobre mal de alzheimer, material que comentei na primeira aula:
parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=xfsfbAoG5-k
parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=EOm9iZYi_TQ
abraços, Adilson.






--------------------------------------------------------------------------------

Fique protegido enquanto navega na Internet. Instale o Internet Explorer 8

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog