26 de fevereiro de 2010

“ O melhor dos políticos tem sarna!”


Daidy Peterevitz

Essa frase meus queridos leitores, não é minha e vai entre aspas. Na verdade, sou otimista, não gosto assim, mas é o sentimento de agora. A frase é do meu sogro, um culto italiano, muito chato, porque sabia de tudo!
Eu nem me bicava com ele e nem ele comigo. Só nas músicas, nos entendíamos. “Avanti il popolo, á la rincossa! badieira rossa, bandiera rossa! E depois::“Giuventú, giuventú che vem dal’Une...!
Deveria ser os caras pintadas nossos, no tempo do Collor,que renunciou (lembras-se do caso da Dinda?).
Reeleito e muito de olhar duro, mandante, hoje, na Comissão de Infra-estrutura, do Senado, em que passam todos os dinheiros do PAC.
Uma beleza de posição!
Nosso povo bem o merece!
Voltemos ao meu sogro chato e suas músicas: numa noite, ele era muito mandão, já lhes disse ( não gostava de mim, nem eu dele, porque sou, também, mandona), democraticamente, ele era um ditador!

Nunca fui muito. Até tenho um filho lulista! Deus que me perdoe! Cada um deve pensar por si!
Bem,meu sogro, ele reunia a família toda,e , dando o tom a cada um, exigia que cantássemos cada um na sua voz! E ao seu comando.
Que ditador! Nem era maestro como o José Ricardo o é! Nem como minha professora de canto, Luba Dodonova o foi! Mas, (entendia de música), o danado do meu sogro, tinha voz doce e tocava violão.
Até contava uma história:
O teatro “Scala di MiIano” recebia e recebe lá os melhores artistas do mundo, até hoje! Então, sabe o que ele, meu sogro e amigos da música faziam? Sem terem acesso ao o palco daquele imenso teatro...ele, meu sogro, Frigerio, nos tempos antigos, entendia sobre todas as óperas e de todas as obras de Giuseppe Verdi e dos demais. Até de nosso Carlos Gomes e de Vila Lobos ele sabia!
Alguém conhece isso? Nossas escolas falam deles? Deixemos de sarcasmo. Nossas escolas sequer ensinam a ler. E os atuais professores, eles sabem ler e interpretar um texto?! Voltemos ao meu sogro e troupe
Sabe o que faziam? Postavam-se nas escadaria do Teatro de Milão...lindas mulheres e homens vestidos de fraque!! E a “troupe” do meu sogro ali cantava e encantava aquele pessoal elegante!

Ele me contou isso.Lógico que me sogro nada pobretão, poderia estar lá dentro. E esteve por muitas vezes, mas gostava da sua “troupe”, fazia a própria história e sabia como contá-la, o que tento fazer agora.

E segredou-me mais, o sogro, entre as tiradas no violão: “Menina, o mundo será dos amarelos!”
Nada entendia nada, então, mas entendo, hoje, quando a toda poderosa China compra, de forma adoidada, terras na África, para plantar.
Creio que, hoje, ele até que gostaria de mim, resistindo aos tempos, (ele se foi precocemente) e, democrática, continuo mandona, difícil em aprender, mas aprendi:
“...O melhor dos políticos tem sarna”!!...
Todo ser humano é muito bom, tenho cá pra mim, até que vira político!
Daí, a história é outra! Tem que se aliar, fazer concessões, porque ninguém governa sozinho. É a tal da “governabilidade”.

Iesus Chraisto! Os Malufs da vida, os aloprados da vida, os mensalões e mensaleiros! E nosso “chefão”...não sabia de nada Dinheiro na meia, na mala, na cueca, na bolsa da “dama”. Até o Kassab, que parecia tão certinho!...e hoje, mais um escândalo, em Brasília, às barbas do Saney, que contratou a Fundação Getúlio Vargas(ou fez de conta), para uma reforma administrativa, que...sequer percebeu que funcionários das "Casas", recrutavam pessoas muito pobres, anotavam documentos, pediam assinaturas e...lhes pagavam R$100,00 ao mês. Aquelas pessoas pobres viravam "funcionários" do Congresso e recebiam...que beleza, nada menos que R$7.000,00 ao mês!!
O simpaticão do PMDB, Michel Temer...diz que foi por isso que está instalando o "ponto eletrônico".
Mais uma piada, neste pais da piada pronta, conforme Zé Simão o diz e com toda a razão!
Hum, foi só uma intromissão atualizante no assunto sobre meu sogro.
Porém, lógico, tudo deve ser armadilha em ano eleitoral! Todos eles são ótimos! Mas, ficarei com meu sogro Frigerio, com quem não me bicava, nem ele a mm, mas, honra ao mérito seja feita:

....”o melhor dos políticos tem sarna”...e, che la venga bem, che la venga mal, siamo sul fior delle juventu...i tempi che passano...non tornano piú!
Cocêmo-nos, pois.
daidypeterlevitz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog