10 de fevereiro de 2010

O Leão e o Cabrito de Esopo.


Daidy Peterlevitz

Esopo foi um escravo contador de história que viveu na Grécia Antiga, entre os anos de 620 – 560 a.C. Bem antes do filósofo Sócrates, lembra-se? Aquele que tinha, no Oráculo de Delfos a célebre frase: “Conhece-te a ti mesmo”.


Voltemos ao Esopo, o contado de histórias. A ele se atribui a autoria de mais de 360 fábulas. A fábula é um conto de moralidade popular, uma lição simples de justiça ou de injustiça. Esopo personificava animais, que eram seus protagonistas. Nos meus belos tempos de ginásio, a professora de Latim usava e abusava das Fábulas de Esopo e...sabe,acabei ficando com aquele “gostinho” pela justiça., brigando sempre e até defendendo o Serra que nem é meu candidato!


Você diria: Vai fazer tricô e crochê! Eu faço isso e também ensino o arraiolo, mas não me basta! Sou uma cidadã!!


Este ano eleitoral é de extrema importância a todos os brasileiros que pagam as contas e péssimos serviços recebem. Há.muitos Leões em nosso caminho; é nosso direito e dever vigiar as atitudes dos candidatos, que, ainda, nos pensam uma nação de idiotas. Não somos, vamos à fábula:


Um dia, o poderoso Leão, todo juba, foi saciar a sede num riacho de límpidas águas..Um sedento Cabrito, postou-se bem abaixo.Ao perceber o almoço, rugiu o Leão, tentando uma justificativa ao massacre:


- Por que turvas a água, a mim, que bebo?!


- Majestade, como posso turvar-lhe a água, se estou cá abaixo, por que faria isso o sr.comigo?


- Porque meu nome é Leão!! (E devorou a fraca presa.!!).


Fico imaginando que o forte e o fraco sejam universais, âmago na história de toda conquista e...devo repensar o caso Iran, tão superficialmente (aliás, como tudo), tratado pela grande mídia e...talvez o Iran, tão perto do poderoso EUA só esteja mostrando a força das armas para não se transformar num novo Haiti...


Por falar em Haiti, eu não fiquei sabendo quanto dinheiro o Papa enviou lá. Lógico que ele enviou, porque foi dos primeiros a recomendar à comunidade internacional que...”fosse rápida e generosa”! Se souber, me conta, por favor.


Estou chateada, pela decepção com pessoa culta, importante, que já apreciei muito. Nem sei se devo contar, mas, como isso pode ocorrer em qualquer cidade neste ano de eleições, sinto-me cidadã que há anos desfruta de espaço nesses valorosos jornais todos e vou dividir.Dividir para somar as vozes e dizer aos candidatos políticos que não somos a nação de idiotas e que exigimos não ataques mesquinhos ao pretenso inimigo. Exigimos propostas sérias, objetivas, sobre o quê pretende fazer, se eleito, como irá fazer isso e quanto vai custar a nós, que pagamos tudo! De artimanhas e mesquinhez...as novelas da Globo vão bem, obrigada e se bastam. Não precisam do concurso de políticos!


Essa pessoa culta e importante que me decepciona é o dr. Newton Lima, ex-prefeito, ex-reitor da UFSCAR. Já é a segunda vez que ele tenta (como se não tivesse brilho próprio), apagar o brilho do Serra e, lhes garanto, meus leitores, que Serra nem é meu candidato. Apenas, depois de estudar todas aquelas fábulas de Esopo, e, em Latim por cima, ficou-me aquela inquietante obrigação frente à injustiça. Injustiça que dr. Newton faz, pela segunda vez.


A primeira foi porque achou e publicou que Serra era anti-democrático, quando ousou não obedecer à indicação acadêmica, de um entre três nomes à Reitoria da UFSCAR. E insistia nisso batia mesmo, até quando um categorizado cidadão lhe barrou a palavra, argumentando que, nas Universidades...no meio “acadêmico” o processo de indicação de nomes estava...muito longe de ser democrático!


Pois é. Dr. Newton, tanto fora como dentro das universidades...a força do Leão tenta mostrar a força. É ou não é? Democracia...ora pois!...


Agora, ei-lo de volta, o ex-prefeito Newton Lima, investido contra o Serra, por causa das enchentes em S.Paulo e...até o Datena sabe que elas ocorrem há 100 anos!


Dr. Newton será candidato a Dep Estadual? Tem direito, mas que não vá à Assembléia dizer dos feitos em S.Carlos.. Diga seu programa, dali para a frente, porque, os feitos de antes, eram sua obrigação constitucional e já foi pago pelo povo. Preciso lhe relembrar o artigo dela? Felizmente, em S.Carlos temos outras opções, como a professora Julieta Lui e o nome de um “gentleman” para deputado: Azuaite Martins de França. De qual partido? Não sei, ele é um “gentleman” e isso me basta. Gentleman não rebaixa os outros, para subir. Gentleman faz auto-crítica, reconhece e tenta diminuir as falhas, melhorar as qualidades.


Sinto muito, dr. Nilton Lima: “Amicus Platus, sed magis amica veritas!


daidypeterlevitz@hotmail.com









Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog