14 de janeiro de 2010

Clima...clima. clima!! É de arrepiar ou suar.Os que mais sabem, ainda pouco sabem!


Daidy Peterlevitz.


De fato, como observar o clima presente, conhecer o do passado, comparar, levantar hipóteses, testá-las e concluir, numa só vida, sobre algo que aí está,há bilhões de anos – e em modificação?! Nem havia a internet, ela só apareceu no último milésimo do último segundo....


Mas, há estudiosos de muito valor, que não se acomodaram em aceitar a única voz vigente, o único protagonista, que era o “aquecimento global”, muito interessante aos países desenvolvidos.


Como ignorante-mor, eu havia caído na onda, mas, felizmente, o amigo Sr. Ronaldo salvou-me daquela enxurrada de ignorância, recomendando-me links outros, leituras outras.


Na semana passada, tentei resumir tudo o que pude ler e entender, sobre “O aquecimento global não existe A Terra está esfriando”.Lógico que ficou extenso, mas incompleto.Aos que se interessarem, o assunto com outros argumentos encontra-se no endereço: http://www.blogger.com/home..


Hoje o assunto é, entre outras fontes, sobre o vídeo produzido pela BBC, “Mundo nas sombras/Aquecimento global”, que discute as causas e conseqüências de um novo fenômeno. É o “Escurecimento global”, pouco divulgado pelos meios de comunicação, e, de certa forma, desconhecido pela sociedade em geral.


Escurecimento global é o nome atribuído à diminuição da quantidade de irradiação solar sobre a superfície terrestre.


Segundo recentes estudos realizados, as nuvens, ao se formarem, estão cada vez mais cheias de poeiras, de poluentes, de fuligem, de cinzas, de nitratos, sulfatos, etc. Desse modo, inúmeras gotículas “prendem” a luz do sol e formam como que um grande espelho que reflete, devolve ao espaço, a luz! E isso promove o “escurecimento”, que já pode ser observado por imagens de satélite.


Esses poluentes têm relação com a queima de óleos, de combustíveis fósseis, com o material piroclástico que vulcões expelem, com os aerossóis, com as esteiras de condensação que o tráfego aéreo produz, etc.


Agora pergunto: com menor quantidade de luz solar, a Terra esquenta?! Ou esfria?


O vídeo avalia que controlar a poluição do ar não precisa ser tão difícil, mas o processo deve ser limpo.Alguns países da Europa, (desenvolvidos, portanto, muito poluidores,e fora da região quente dos trópicos, e que, segundo Luiz Carlos Molion, padecerão de rigorosos invernos), já tomaram algumas iniciativas que diminuíram a poluição visível...embora isso não vá ajudar na emissão de gases de efeito estufa.


Efeito estufa! É o outro lado que o vídeo mostra, passando a desenvolver a missão central do documentário: “Vivemos mesmo num mundo de aquecimento somente ou, também no de “escurecimento global”? O que ocorrerá se trabalharmos num só deles? Qual é o mais danoso, o que mata ou matará mais?


... hum...não vi estatística a respeito, nem respostas de consenso.


Certo ficou que, o “escurecimento”, diminuindo a chegada dos raios solares à superfície terrestre, interferiu nos ciclos hídricos, porque arrefecer a evaporação dos rios, lagos e oceanos e deve estar ligado à causa das secas em diversas regiões.


Os holofotes que, por anos e anos, iluminaram apenas o “aquecimento global”, único protagonista, parece que deverão, também focalizar mais um, o “escurecimento global” e...talvez um terceiro, que poderá arrepiar a muitos. Inda bem que estamos em zona trópica, não temos vulcões e...nem somos os maiores poluidores!


daidypeterlevitz@hotmail.com







Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog