5 de janeiro de 2010

“Não existe aquecimento global! A Terra está esfriando!”


Bem,bem, é um assunto intrigante, que afirma justamente o contrário do que estamos sendo levados a pensar, sobre o aquecimento global.
Quem fez a afirmativa do título, é um meteorologista da Universidade Federal de Alagoas, numa entrevista ao UOL, antes de Copenhague. O autor, com mais de 40 anos de experiência de estudos do clima no planeta, de nome Luiz Carlos Molion, é importante pessoa, representante da OMM – Organização Metereológica Mundial.
Afirma que o homem e suas emissões são incapazes de causar um aquecimento global. Também diz que há “manipulação” dos dados da temperatura terrestre, garante que a Terra irá esfriar, nos próximos 22 anos (seria ótimo, detesto o calor) e defende que a discussão (COP 15) deixou de ser científica para se tornar política e econômica e que as potências mundiais estão é preocupadas em frear a evolução dos países em desenvolvimento (tipo Brasil)..


Vamos à entrevista, muito longa, que tentarei resumir, incompletamente, neste texto, mas, em sendo de interesse seu e de todos, o nome do contestador está aí. É só ler tudo, na internet.


A terra está esfriando. Essas variações não são cíclicas, mas repetitivas. Quem comanda o clima não é o CO2, ele é apenas uma resposta, isso já foi mostrado por vários experimentos. Quem controla o clima é o sol e, há um período de 90 anos, aproximadamente, em que ele passa de atividade máxima, à mínima. Registros da atividade solar, da época de Galileu, mostram que o sol esteve em baixa atividade em 1820, no final do século 19 e início do século 20. E agora, o sol deve repetir esse pico (de frio), pelos próximos 22, 24 anos, com baixa de 1,5 a 2 graus C. Menor a radiação, menor a temperatura, mas há um outro fator nisso., os oceanos e a grande quantidade de calor armazenada neles. Hoje em dia existem bóias, com capacidade em mergulhar até 2.000 metros de profundidade, se deslocam com as correntes marítimas, registram temperatura, salinidade, fazem amostragem enfim. Essas bóias indicam que os oceanos estão perdendo calor. E, como as águas salgadas perfazem 71% da superfície terrestre, não é para se desprezar! O Pacífico, com 35% da superfície, tem dado mostras de que está se resfriando, desde 1999. Da última vez que ele ficou frio, na região tropical, foi entre 1947 e 1976. Houve a coincidência da segunda Guerra Mundial, quando a globalização começou, prá valer. Para produzir, maior consumo de petróleo e de carvão, as emissões de CO2 se intensificam, mas houve, por 30 anos, resfriamento e...se chegou a falar mesmo, em nova Era Glacial!! Depois, por coincidência, na metade de 1976, o oceano ficou quente, com aquecimento da temperatura global. Surgiram então, pessoas – alguns dos que falaram sobre nova Era Glacial – afirmando que o aquecimento era por obra dos homens.

Nesse ponto da entrevista, houve polêmica: esfriou? Estudos dizem que esquentou!

Molion (cada vez gosto mais dele), não só disse que as medições da temperatura eram “direcionadas” como denunciou: “Há umas seis semanas, hakers entraram nos computadores da East Anglia, braço do IPCC ( Painel sobre Mudanças Climáticas) e baixaram e-mails, alguns...muito comprometedores, para que, ao invés de resfriamento, mostrassem aquecimento”. Reduzir as emissões é reduzir o consumo de energia elétrica, base ao desenvolvimento. Péssimo aos Países do Bric, ótimo aos já desenvolvidos e que, por coincidência, estão fora dos trópicos e morrerão de frio, sem a energia!

Vale lembrar que esses mesmos “desenvolvidos” consumiram 97% das suas florestas originais e...a mó de “preservar” andam de olho na nossa Amazônia, já meio que estrangeira! Acredita nisso? Finalizemos o assunto Molion: Os fluxos naturais dos oceanos, pelos vulcões e vegetação somam 200 bilhões de emissão de CO2/ano., com margem de erro de 40, abaixo ou acima. O homem só coloca 6 bilhões, ou seja 3%. Se COP15 tivesse dado certo, e não deu, reduziria isso à metade. O que são 3 bilhões, frente aos 200 bilhões? Nada, e nada vai mudar, no clima! Meu clima é quente, de amor e, neste primeiro texto do ano, lhe envio meu abraço.


daidypeterlevitz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog