30 de janeiro de 2010

Florais de Bach e a força do pensamento - parte 2


Dando continuação à nossa reflexão sobre os florais, abordarei 3 das essências anteriormente citadas.
HOLLY – Ilex Aquifolium
Adequado para quadros de ódio, inveja, ciúme.
Considerado uma das mais importantes essências por ajudar a amenizar a energia deletéria liberada pelo ódio. O ódio é uma das principais causas das enfermidades, uma vez que é a antítese do amor. O amor é a única força que constrói o mundo e a pessoa que ama não sente ciúme, medo, intolerância etc. É a ausência do amor que abre espaço para o ódio.
Da mesma forma que a escuridão é simplesmente a ausência de luz, o ódio só se manifesta onde há ausência de amor. Se Deus é amor, o ódio é um sentimento que aparta o indivíduo de Deus.
Obviamente que a essência não poderá fazer com que a pessoa de uma hora para outra se torne tolerante, amorosa, alegre etc. Mas ajuda, e muito, a aliviar o sofrimento que o ódio gera, auxiliando a diluir as energias deletérias que se acumulam no corpo astral da pessoa que odeia, impedindo que tal energia seja drenada para o corpo físico, materializando-se na forma de enfermidade.
HONEYSUCKLE – Lonicera Caprifolium
Adequado para quadros de nostalgia, saudade, viver no/do passado
Essa essência é importante para limpar as formas-pensamentos relacionadas com as dores ou perdas do passado. Ajudando a limpar a mente de tais pensamentos, torna-se mais fácil viver o presente. Tal disposição para se viver no passado (apesar de ser uma tendência mais comum em idosos) pode se manifestar também em crianças.
Sem forças para viver no presente, qualquer infortúnio, aborrecimento ou tristeza é capaz de criar uma ressonância com o passado, levando a mente a buscar refúgio na lembrança de um amigo ou parente que se foi ou a um desejo não realizado.
Esse estado desarmonioso pode estagnar as forças vitais do individuo, paralisando-o por completo. A essência auxilia na dispersão da energia de baixa vibração que cria na pessoa um estado de pessimismo em relação ao presente e ao futuro.
HORNBEAM – Carpinus Betulus
Adequado para quadros de cansaço, fadiga, exaustão mental
Esta essência é indicada para casos em que a pessoa sente que perdeu as forças ou a habilidade para enfrentar as vicissitudes da vida, mesmo quando cumpre suas tarefas sem dificuldades. Limpando as formas-pensamentos que levam à exaustão mental, a pessoa sente-se mais forte, com os pensamentos mais ordenados. Mesmo em casos de convalescença, após passar por operações ou enfermidades, esta essência pode ser útil para limpar a mente de pensamentos de dúvida em relação à própria recuperação. Sem tais pensamentos obsessivos, a recuperação se processa com mais facilidade.
A essência já foi chamada de “remédio para a segunda-feira”, pois ajuda a eliminar aquela sensação de que não vamos conseguir dar conta das tarefas programadas para aquele dia. É também a essência para estudantes que ficam cansados só de pensar nos trabalhos da faculdade (monografias, dissertações, teses etc.) que precisam fazer.





Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog