22 de janeiro de 2010

Cultura de Paz, Mediunidade e Direitos Humanos

caros amigos e amigas,

ontem eu pretendia fazer uma palestra online sobre o tema acima, mas não foi possível. Devido ás chuvas que castigaram São PAulo, atrasou o vôo, não tinha ônibus no terminal rodoviário e outros probleminhas. Enfim, vou remarcar a palestra, mas aviso aos amigos interessados que este será o tema das palestras que ministrarei em 2010. Já tenho muito material sobre o assunto. Em 2008, quando o tema do VIII encontro ecumenico de educação e cultura para a paz foi a Umbanda, e por estarmos em campanha eleitoral, tive muita dificuldade para organizar o evento. Ninguém queria seder um auditório para o evento, com medo de repercussão negativa. Fui até ameaçado de ser despedido do trabalho por causa disso. Várias propostas de emprego, como até a de coordenar o Pólo da Universidade Aberta do Brasil em São Carlos, foram desfeitas por esse motivo. E o argumento foi o mais cômico: "não vimos no seu currículo que você tinha licenciatura".


E nesta semana, para não comprometer a candidatura de Dilma Rousseff, a secretaria de promoção da igualdade racial adiou a divulgação de um plano para a legalização fundiária dos imóveis ocupados por terreiros de umbanda e candomblé. Tudo isso para não criar atritos com evangélicos e com católicos e dificultar a eleição da ministra.


Promover o respeito a mediunidade, sobretudo aquela que possui raizes afro-brasileiras, é uma tarefa que merece nosso total incentivo, não com a "luta", mas com a desobediência civil e outros instrumentos pacíficos.
abraços
Adilson
(Adilson Marques é dr. em Educação pela USP e autor de mais de 20 livros.
E nosso amigo, graças a Deus.)





obs. deixei no canal justin ( www.justin.tv/homospiritualis ) a exibição do documentário "umbanda sem mistificação", vídeo realizado com trechos das entrevistas com o espírito pai Joaquim de Aruanda sobre a Umbanda. Material que foi utilizado também na pesquisa História Oral, Imaginário e Transcendentalismo: mitocrítica dos ensinamentos do espírito pai Joaquim de Aruanda", que também não se transformou em um pós-doutorado devido ao preconceito acadêmico em relação ao tema mediunidade. A pesquisa completa pode ser acessada em:
http://www.scribd.com/doc/24571893/Historia-Oral-Imaginario-e-Transcendenalismo-mitocritica-dos-ensinamentos-do-espirito-Pai-Joaquim-de-Aruanda












Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog