15 de janeiro de 2010

Do Dr. Adilson Marques:
caros amigos e amigas,

no dia 18/01, o canal homospiritualis no scribd completará 6 meses. A idéia é disponibilizar todos os textos produzidos durante a década da cultura de paz (2001-2010) pelo projeto homospiritualis. Ao longo da década o projeto editou 20 livros e vários artigos que foram divulgados na imprensa escrita e pela internet. Como o projeto termina em 2010, o canal será um meio para a divulgação desse material. Até o momento, 20 textos já se encontram disponíveis para consulta.


Nestes 6 meses no ar, quase 9 mil acessos foram realizados. Segue abaixo, o link para cada um dos textos que podem ser acessados. O número entre parenteses indica o número de acessos ao texto, até o momento:
ensino religioso, educação em valores humanos e animagogia - (1654) transcrição de palestra online realizada em janeiro de 2009, através do justin.tv. Aborda as diferenças entre as três propostas educativas.
da ciência moderna à pós-moderna - (717) capítulo da tese de doutoramento "sociagogia do (re)envolvimento e anima-ação cultural", defendida por Adilson Marques, em 2003, na Faculdade de Educação da USP.
O reiki, a TVI e outros tratamentos complementares - (646) versão completa em PDF do livro escrito em 2005 por Adilson Marques, após entrevistar diferentes espíritos utilizando as técnicas de História Oral e as propostas de Allan Kardec para organizar reuniões mediunicas para estudos científicos e filosóficos com os espíritos.
médium graças a Deus - (566) transcrição da entrevista com o médium RG, residente na cidade de São Carlos. A entrevista faz parte da pesquisa "História Oral e Transcendentalismo: imagens e imaginário do invisível". Outros depoimentos gravados em vídeo podem ser acessados no youtube, no canal animagogiabrasil.

O mito de Hermes na pós-modernidade - (546) reunião de artigos acadêmicos e outros abordando a relação imaginário, espiritualidade e lazer. Todos buscam enfatizar a presença de Hermes como arquétipo ou mito diretor da pós-modernidade.

a apometria no contexto da animagogia - (492) transcrição de palestra online realizada no justin.tv. Procura contextualizar a técnica apométrica a partir do referencial universalista proposto pela animagogia.

história oral e transcendentalismo: imagens e imaginário do invisível - (476) paper apresentado na cidade de Niteroi, por Adilson Marques, no III colóquio internacional sobre educação, utopia e imaginário, na UFF.
educação, saúde e espiritualidade - (459) - texto apresentado em 2003, no III encontro ecumênico de educação e cultura para a paz, realizado na cidade de Sâo Carlos/SP. O texto apresenta os pressupostos teóricos e as heurísticas que fundamentaram a criação e o funcionamento da ONG Circulo de São Francisco, entre os anos de 2003 e 2007, na cidade de São Carlos/SP.

história oral, imaginário e transcendentalismo: mitocrítica dos ensinamentos do espirito pai Joaquim de Aruanda - (363). pesquisa de pós-doutorado aprovada para ser realizada na UFPe, no Instituto de Antropologia, mas que por não obter auxilio das agencias de fomento à pesquisa, teve que ser realizada de forma independente. A pesquisa utiliza o referencial proposto por Gilbert Durand para estudar os ensinamentos de um preto-velho que se manifesta como pai Joaquim de Aruanda, através da mediunidade de Firmino José Leite.
introdução à mito-estória de vida - (330) - fruto da necessidade de escrever um memorial para o processo de qualificação durante o seu doutoramento, Adilson Marques elaborou um texto criativo, relacionando astrologia e mitologia para compor sua bioestória. O processo criativo foi denominado mito-estória de vida.

educação após a morte - (325) versão em PDF do primeiro livro editado por Adilson Marques, em 2004. O livro realiza um estudo hermenêutico e fenomenológico dos processos de "desobsessão" que ocorrem em centros espiritistas, de umbanda e universalistas. Em 2003 o projeto da pesquisa foi enviado para vários professores, de diferentes departamentos da USP, mas não foi aceito por nenhum como possível projeto de pós-doutorado.

Veja os outros 10 textos disponíveis no portal scribd em: www.scribd.com/homospiritualis
www.homospiritualis.org







Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog