5 de setembro de 2009

MEU PAI RAMON AUREO ("IN MEMORIAM")

Há dezenove anos passados escrevia eu no prestigioso jornal " O Serrano" da cidade de Serra Negra (interior do Estado de São Paulo) um artigo conclamando filhos a homenagear seus pais vivos e saudar a memória dos já falecidos.
Como eu poderia adivinhar que dez anos mais tarde da publicação deste escrito, a vida me surpreenderia ao privar-me de maneira inesperada da fundamental companhia de meu pai?
Contrariando o entendimento de muitos, acredito sinceramente que a morte se caracteriza por ser apenas e tão somente uma nova fase de existência em outros planos, norteada por valores mais dignos e importantes do que estes que normalmente guiam a vida terrena.
A saudade, entretanto, afigura-se como um sentimento melancólico que se apresenta sem hora e dia certo para se manifestar.
De tudo que aprendemos com nossos pais ao longo de nossas vidas, destacam-se as lições mais simples e ao mesmo tempo mais complexas do bem viver cotidiano.A alegria está em contemplar a singeleza aparente da vida que milagrosamente se refaz a cada manhã. Também, os momentos felizes devem ser rememorados, visto que funcionam como verdadeiros bálsamos para a continuidade de nosso existir.
Minha memória afetiva transporta-me, então à Colônia de Férias de Serra Negra, lugar este eleito por mim como o mais precioso relicário de minhas lembranças infantis.Como esquecer de meus adorados pinheiros, do bucólico caramanchão que me abrigara por tantas vezes dos raios solares e dos bancos que me sustentavam sôfrega por aspirar a inebriante fragrância do ar puro livre, da poluição urbana?
Não poderia, outrossim olvidar de pessoas gentis como o Sr. Wilson Quartin (já de saudosa memória), das mocinhas divertidas e bem humoradas- Lucia, Bene, Teresinha e outras tantas, funcionárias desta mencionada Colônia; que aos sábados maquiavam-se para passear e espairecer um pouquinho. O tempo não corrói a cortesia e amabilidade no trato interpessoal, por isso sempre voltam à minha mente essas pessoas tão delicadas com os hóspedes, inclusive com as crianças (como eu à época dos fatos).
Naquele instante mágico,deparo-me com a visão da menininha de outrora, sorridente e crédula, ignorante que era das mazelas da vida real. Livre das amarras e nós, ela vivenciava a felicidade plena descortinada em beleza e encantamento.
Mesmo nas horas mais terríveis de minha vida, as recordações de meu pai e de minha adorada Serra Negra ("Cidade Paraíso") foram idôneas a atenuar a minha dor. Os primeiros raios solares filtrados pelas copas das frondosas árvores, o inigualável "anil do firmamento", a limpidez e pureza das medicinais águas e a generosidade do povo serrano faziam-me acreditar, ainda na esperança de um alegre porvir.Naquele ambiente do passado protegido da fúria implacável do tempo, recordo-me do meu pai, jovem ainda,procurando impacientemente nas malas por minha lembrancinha comprada no abundante comércio de Serra Negra.Finalmente, ele a encontra, e eu feliz com a descoberta poso para ele em suas fotografias exibindo meu sorriso incompleto de seis anos de vida.
Diferentemente, dos restos mortais que jazem no esquife há quase nove anos, a lembrança de papai continua viva a descobrir a cada dia uma nova beleza oculta nos lindos recantos serranos.O passar do tempo trouxe-me resignação ao meu espírito e coração. Compreendi, então, que o instante infeliz para mim e mamãe foi o momento sublime da libertação de papai, que pôde então abandonar o catre carnal que aprisionava a sua alma.
Aqui na Terra,eu, minha mãe e seus amigos não nos esquecemos de você, pai,pois sua lembrança é cultivada dia a dia em nossos corações. Sei, também, que meu precário olhar humano não consegue enxergá-lo aí em sua nova morada, contudo tenho a máxima certeza que você não está sozinho e sim na companhia de seus pais, amigos e outros que, como você, concretizaram sua missão terrena de modo profícuo.Se, porventura, a tristeza algum dia inundar-lhe o espírito, deixe que o lume da alma dos anjos guie os seus passos, e convença-se, então da magnitude de sua nova missão.
Obrigada papai, por tudo que me ensinou, por tudo que fez e ainda faz por mim; agradeço, ainda, a oportunidade de ter conhecido,por seu intermédio, a maravilhosa Serra Negra. Costumo dizer aos meus amigos que Serra Negra é radiosa como o " brilho do sol do novo amor", mágica como olhar da criança e, linda como as lágrimas comovidas dos anciãos.Chegará por fim o dia em que todos nós nos reencontraremos e mais futuramente o dia em que eu poderei novamente te abraçar e reverenciar por ter me dado,lutado e amparado esta minha vida, a qual tem um pouquinho de você em cada realização.MUITO OBRIGADA!!!
*Nota da Recantista: No dia 09 de junho próximo futuro completar-se-ão nove anos do passamento de meu pai Ramon Aureo. Como ele ficaria feliz em constatar o carinho com o qual estou sendo recepcionada aqui o "Recanto das Letras"!Certamente, ele também teria o seu cantinho, pois escrevia magistralmente sobre qualquer tema (economia, política, artes), visto que era jornalista de profissão. Quem sabe se no mundo espiritual ele continua a escrever, não é mesmo?
Ivone Maria R Garcia
Publicado no Recanto das Letras em 04/06/2009Código do texto: T1632256

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.MEU PAI RAMON AUREO ("IN MEMORIAM")2009Recanto das LetrasIvone Maria R GarciaIvone Maria R Garcia.

2 comentários:

Daidy Peterlevitz disse...

Este lindo texto eu o deveria ter postado anteontem, dia 03, aniversário do sr. Ramon, nesta vida.
Querida Ivone, o sr. seu pai, certamente, lhe está sorrindo!
Meu abraço, Daidy.

Ivoninha disse...

Oi Daidy: Muito obrigada por sua admirável gentileza e bondade! Lembro-me de meu pai ainda moço conversando animadamente com meu avô Eduardo no terraço da velha casa defronte ao Hotel Marques! Que bela recordação de ambos! De onde ele estiver estará agradecendo a seu gesto de carinho! Obrigada pela postagem! Que JESUS a abençoe!! Bjs Ivone

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog