26 de agosto de 2009

Hoje fiquei pensando...

Como o tumor malígno ataca personagens ilustres!
O valente José de Alencar, já na 15a cirurgia, a Dilma Rousseff, com câncer linfático, e, hoje, a morte do Ted Kennedy, com tumor no cérebro!
Bem, pelo menos esse teve o que se pode chamar de "morte natural"!
O pessoal dele costuma ser assassinado.

Também fiquei pensando em Michael Jackson e tive muita pena...
Conheço jovens muitos ativos que só não dormem mais, é por falta de tempo!
O nosso Jackson não conseguia dormir!!!
Imagine que angústia: horas e mais horas sem que o travesseiro lhe fizesse algum afago!
O sono é reparador, para o físico, principalmente, porque o cérebro... este não dorme nunca e nos leva a passear, em forma de sonhos...
E aí me vem um novo pensamento, lembrança de poesia lida: "Va-se a primeira pomba despertada, mais uma e outra mais! Uma a uma, céleres voam, como dos corações voam os sonhos ...
Só que as pombas, uma a uma. voltam aos pombais e os sonhos, ao coração não voltam mais".
Deve estar errado, já faz tempo, depois vou pesquisar no Google.

Voltando, como é gostoso dormir, como é gostoso sonhar!
Parece-me que há três tipos de sonhos, não muito explicados, ainda, como também não explicado pela ciência, o sono.
O sonho mais superficial é aquele que passa rápido é sobre fatos corriqueiros, no dia vividos. Um outro tipo, mais profundo, versa sobre um passado distante, sobre os porões do castigo ou sobre o lindo quintal da infância! O cérebro nada esquece!
O terceiro tipo, dizem os entendidos, eu apenas li...são os sonhos tipo pré-monitórios, em que você vê, ouve e conversa, com seus queridos que já se foram...num mundo em que os cegos vêem, em que os mudos ouvem, em que os paralíticos andam!
Todos são felizes!
E, de alguma forma, algum ente querido de você, lhe envia uma mensagem, um tanto que metafórica, tipo conselho, tipo "cuidado"!...coisas assim, porque adivinhar, nem "lá" se adivinha...mas, "eles", os já idos, detectam umas certas más intenções e tentam avisar você!
Fica difícil o interpretar de sonhos...
Mas, feliz é quem, de qualquer tipo os tenha!
Nosso Michael Jackson não os tinha!!
Que ironia do destino! Rico, famoso, morando em local tão lindo e tão grande, que sequer consigo imaginar.. nem dormia, nem sonhava...!
Com será que ele acabou assim?
Um incidente de fogo na cabeça dele (vi na tv), se apaga, mas...doi a vida inteira?
Por que será que ele sentia tantas dores e não conseguia dormir?
Seria esse o destino dos gênios?
Creio que não. Não me consta que Leonardo da Vinci tenha sofrido tanto! Nem Sócrates, nem Platão, nem Aristóteles!
Cada vez que um dia nasce, mais acredito é nas pessoas simples. No jardineiro não estudado, mas que ama a terra, sabe-lhe o valor e se encanta ao germinar da semente que plantou!
Admiro o carteiro respeitoso, que leva mensagens!
Admiro o pescador humilde, que sai de casa ao raiar da manhã, em busca do sustento da família!
Admiro o gari e o lixeiro que promovem uma certa "limpeza"!
E, sabe o que mais admiro? É que, na simplicidade, há um Deus, que, longe dos holofotes e da fama... concede a esse meu povinho não estudado como José Sarney, aquele conforto gostoso...que é o dormir após um dia honesto de trabalho... que é o poder sonhar!!
Até mais, meus amigos, até o próximo pensamento.
Abraços, Daidy.

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Carlos, São Paulo, Brazil
Daidy Peterlevitz é aposentada, com qualificação para lecionar desde a pré-escola ao Colegial (Matemática e Física).Tem trabalhos publicados na Antologia “A Pena e a Lua”, da APEBS - Associação dos poetas e escritores da Baixada Santista.É autora dos livros As Duas Faces da Mesma Moeda e Quatro Bruxas no Elevador, lançado na Bienal do Livro, em S.Paulo. É autora do projeto DEMBLI, que facilita a circulação de livros, em escolas sem bibliotecárias. Trabalha em seu projeto no qual afirma que o bebê pode e deve aprender a ler. Também fez parte do antigo "SEROP" que funcionava no G.E Oswaldo Cruz, em São Paulo, sob a direção do sr.Jocelyn Pontes Gestal. Era orientadora de Ciências. O grupo, estudava a filosofia e a pedagogia de mestres, preparava apostilas, ia à inúmeras escolas, em S.Paulo e arredores, levando orientação diretamente aos professores ou,se distante como Sta. Izabel, aos diretores, que as passavam aos professores. Atualmente, escreve para seis jornais e, a todos agradece pelo espaço cedido.

Arquivo do blog