A Defenestração de Praga (23 de maio de 1618). A segunda defenestração de Praga Postado por Agnaldo Vergara
Fiquei curioso sobre o ocentário que encontrei na Internet sobre a cidade de Praga relacionada com defenestrar e fui pesquisar.
Na Wikipedia eu encontrei o seguinte:
"Dois incidentes da história da Boêmia são conhecidos como as Defenestrações de Praga. O primeiro ocorreu em 1419 e o segundo em 1618 (o termo 'Defenestração de Praga' é mais freqüentemente utilizado para se referir ao segundo incidente). Ambos foram estopins a prolongados conflitos na Boêmia e além. (Defenestração é o ato de jogar alguém ou alguma coisa pela janela, que em francês se diz fenêtre).
A primeira Defenestração de Praga ocorreu no início das guerras hussitas. O reformador da igreja Jan Hus, declarado herético pelo Concílio de Constança, morreu na fogueira em 6 de julho de 1415, mas ele ainda tinha partidários, liderados por Jan Zelivsky.
A origem da defenestração, ocorrida em 30 de julho de 1419, envolveu a recusa dos membros do conselho da cidade em libertar prisioneiros hussitas, e uma pedra que teria sido lançada da prefeitura de Praga contra uma procissão liderada por Jan Zelivsky. Rapidamente, seus partidários tomam o prédio e lançam pela janela sete membros do conselho da cidade, que caem sobre as lanças dos hussitas, e o povo termina por matá-los. A multidão ataca em seguida as igrejas e monastérios leais à Igreja Católica, esta série de incidente causou um grande alvoroço".
E ocorreu em 1618, o episódio da segunda defenestração de Praga foi o estopim da Guerra dos Trinta Anos, quando alguns integrantes da nobreza tcheca jogaram pelas janelas do palácio Real de Praga os representantes de Fernando II".
Já pensou se a moda de jogar maus políticos pelas janelas volta. Ia faltar janela em Brasília.
Tenham uma boa tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário